Transformar estudantes em líderes comprometidos com um mundo melhor a partir de conceitos centrais da educação para a cidadania. Essa é a proposta do Movimento #daescolapravida, que conta com a parceria de coletivos urbanos e busca resgatar valores fundamentais para a vida e que, por vezes, estão esquecidos na sociedade, como o respeito ao outro e ao bem público. Na medida em que os alunos de todos os níveis de ensino se engajam para resolver os problemas da cidade, eles aprendem a trabalhar de uma maneira colaborativa e passam a ter um olhar ampliado do que acontece na sua rua, no seu bairro, na sua cidade e no mundo. Abaixo, assista ao vídeo-manifesto do Movimento:
Ações realizadas em 2012
No primeiro ano do projeto, as palestras e workshops
foram desenvolvidos com os estudantes do Ensino Médio:
Calma, lixo é no lixo: stencils foram replicados mais de 50 vezes pelas
redondezas do Colégio. Neles, as frases "Calma, lixeira a 15 metros"
e "Calma, lixeira a 30 metros" incentivaram as pessoas a darem alguns
passos a mais antes de jogar seu lixo no chão.
Sobe Aqui: placas que chamam a atenção para a falta de cuidado na
mobilidade de cadeirantes e ciclistas através de mini-rampas com a frase
"Aqui seria um bom lugar para uma rampa de verdade". Esse grave
problema foi identificado pelos alunos do colégio, visto que no bairro poucas
calçadas têm acesso à cadeira de rodas e bicicleta.
Ações realizadas em 2013
Em
2013, o Colégio Farroupilha ampliou o Movimento #daescolapravida, contemplando as
turmas do 7º ano e da 8ª séries das duas Unidades ? Três Figueiras e Correia
Lima. Ao todo, foram realizadas pelos alunos as seguintes ações:
Bonde do Sorriso: em um lotação, alunos convidaram os passageiros do transporte público a dizer "boa tarde" como uma forma calorosa e bem humorada de promover saudações alegres entre a população.
Alto-falante do Elogio:
proposta pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio, a ação foi realizada no Parque da Redenção. Consistiu em incentivar as pessoas a
compartilharem elogios. Os estudantes motivaram as pessoas que circularam pelo
parque para que dissessem, em um megafone, elogios aos amigos que passassem
pelo local, ou mesmo a desconhecidos.
Descarregue sua Alegria: um painel foi montado no meio do Parque da Redenção e os estudantes chamavam crianças, adolescentes e adultos a pegarem bexigas com tintas coloridas para atirarem no mural. Aos poucos, frases como "Viva com alegria", "Multiplique sorrisos", "Preserve bons momentos", "Cultive amizades", "Seja gentil" e "Respeite as diferenças" apareceram no painel. O objetivo da ação foi fazer com que a população descarregasse a sua alegria e pensasse em como pequenos gestos podem impactar na cidade.
Cadeirante por um dia: pensando nas dificuldades que os cadeirantes passam diariamente nas ruas, os alunos da 7º ano e 8ª série da Unidade Correia Lima foram ao Centro de Porto Alegre para motivar a população a sentar em uma cadeira de rodas e fazer um percurso com buracos, lixo e desníveis na calçada. Eles também distribuíram um fôlder com dicas de como ajudar um cadeirante. Veja o vídeo da ação abaixo:
Welcome to Porto Alegre
Durante os meses de maio e junho de 2013, os internautas aderiram à iniciativa, publicando ideias no aplicativo disponível no Facebook do Farroupilha para melhorar a vida na cidade. Uma comissão julgadora, composta por integrantes da comunidade escolar, órgãos públicos, imprensa e empresariado, elegeu as três melhores ações para serem implantadas pelos alunos do Farroupilha.
Distribuição de Guias para taxistas: os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental elaboraram um Guia com dicas de atitudes educativas e expressões em inglês, com o intuito de ajudar os taxistas a receberem bem os turistas que chegaram à cidade. A primeira distribuição desse material foi feita no dia 29 de novembro, quando os alunos realizaram a entrega na Estação Rodoviária de POA e na sede da EPTC, para que os profissionais recebessem o guia quando fossem realizar a revisão periódica.
Se essa rua fosse minha: ação executada pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no dia 19 de novembro. Após confeccionarem placas coloridas com indicações de nomes de ruas, as crianças as instalaram no bairro Cidade Baixa.
Adesivos com informações para turistas: distribuição de adesivos em estabelecimentos comerciais da cidade com o intuito de melhorar o acesso de informações e expressões, em inglês e em espanhol, pertinentes aos turistas que chegam à cidade, como a presença de wi-fi ou se os funcionários sabiam falar um segundo idioma.
Assista, abaixo, ao vídeo-manifesto do projeto:
Ações realizadas em 2014
Passo a Passo: ação
inspirada no projeto "Walk your City", uma plataforma de sinalização para
pedestres que conta com recursos coletivos, foi realizada no aniversário de
Porto Alegre, 26 de março. Um grupo de alunos formados em 2013 retornou ao
Colégio para instalar dezenas de placas, em ruas de vários bairros da
Cidade, com indicações do tempo de percurso a pé até os principais pontos
turísticos e de maior circulação de POA. Para viabilizar essa ação, os alunos
divulgaram o projeto na plataforma Catarse e arrecadaram R$ 3.600,00.
Curativos nas Ruas: com o apoio do coletivo Curativos Urbanos, de São Paulo, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, confeccionaram curativos gigantes coloridos que foram fixados em calçadas de vários bairros da Capital para chamar a atenção da população para os perigos na circulação de pedestres, provenientes de desníveis, do acúmulo de lixo e entulhos e de buracos em calçadas dos bairros Três Figueiras e Petrópolis.
Plataforma Social Funding: lançada no mês de junho, o Social Funding é uma plataforma em que o usuário pode ajudar a realizar atividades do Movimento #daescolapravida e de outras instituições doando um pouco do seu tempo. É possível cadastrar os dados da ação e quanto tempo a instituição precisa da população. Com a plataforma, muitas iniciativas dos alunos do Colégio foram implementadas, como o "Show de Talentos no Asilo', "Costura Amiga" e "Força na Peruca":
- Costura amiga: depois de realizar a Campanha do Agasalho no Colégio, as alunas do Grupo de Voluntariado contaram com o apoio de costureiras para fazer pequenos consertos nas peças doadas;
- Força na Peruca: mais de 40 pessoas vieram ao Farroupilha para doar mechas de cabelo para a confecção de perucas para pacientes com câncer.
Show de Talentos no Asilo: no mês de junho, alunos do 7º ano e da 8ª série colocaram em prática a ação na Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados - SPAAN. A ideia consistiu em uma tarde festiva para jovens e idosos.
Se essa rua fosse minha: com o sucesso da implantação da ideia em 2013, o Colégio resolveu fazer mais uma edição da iniciativa. Ruas próximas ao Parque da Redenção, localizado na região central da cidade, ganharam placas coloridas produzidas por uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
+ Arte nas Ruas: proposta pelos alunos do 7º ano e 8ª série da Unidade Correia Lima, a iniciativa teve o objetivo de valorizar os espaços da cidade em prol da arte, deixando-os mais coloridos e com impactos positivos para a população. Um tapume do bairro Moinhos de Vento foi cedido pela empresa de locações D'Legend, e com a parceriada Paxart, foi feito um graffiti no espaço. Além disso, os estudantes produziram telas nas aulas de Matemática e Artes, e colocaram no local.
Ações realizadas em 2015
Corretor Automático: alunos do Ensino Médio exibiram faixas em alguns dos principais cruzamentos da cidade, convidando os motoristas a serem mais gentis no trânsito e distribuindo adesivos com os dizeres "Mais Gentileza, Menos Buzina".
Quando eu crescer: a ação envolveu os estudantes dos 7º e 8º anos e o coletivo urbano Smile Flame e teve por objetivo oportunizar que crianças internadas no Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre tivessem contato com profissionais que elas desejam ser futuramente. Uma veterinária, uma pintora, um jogador de futebol, uma médica e dois soldados do Batalhão de Operações Especiais (BOE) participaram de um ensaio fotográfico ao lado dos pacientes.
Recarregue-se: pessoas que circularam pelo Parque da Redenção em um sábado do mês de dezembro trocaram situações negativas e estressantes por pensamentos positivos. Situações que nos fazem mal, como a falta de gentileza, a insegurança e a corrupção foram nocauteadas em um saco de boxe. A população também foi convidada a escrever atitudes positivas como forma de recarregar as boas energias para o próximo ano. A ação foi idealizada pelos alunos do Ensino Médio da Unidade Três Figueiras e dos Anos Finais da Unidade Correia.
Se essa rua fosse minha: pelo terceiro ano consecutivo, ruas do bairro Mon?t Serrat ganharam placas coloridas confeccionadas pelos alunos do 4º ano B do Ensino Fundamental ? Anos Iniciais. A ação foi uma das ideias vencedoras do projeto Welcome to Porto Alegre, em 2013.
Guia #daescolapravida: em 2015, além das ações criadas pelos próprios alunos, a continuidade do Movimento se deu com o lançamento do Guia #daescolapravida, que consiste em um guia com iniciativas realizadas por professores do Colégio que mostram que o que se aprende na escola é aplicado na vida. A ideia é mostrar para a sociedade que a educação para a cidadania é capaz de transformar estudantes em líderes comprometidos com um mundo melhor. Confira, abaixo, as iniciativas realizadas:
- Jogo da Vida Financeira: alunos dos 7º e 8º anos ajudaram a grafitar um tapume da cidade com um jogo da vida financeira, com dicas e informações sobre o planejamento da renda mensal.
- O lixo por trás do lanche: as turmas do 1º ano coletaram o lixo seco produzido na hora do lanche durante 15 dias e o resultado foi exposto no Colégio, durante a IV Feira Verde, no mês de junho. A ação foi colocada em prática, também, com os lojistas do Viva Open Mall e com o lixo seco arrecadado, os alunos participaram de uma oficina de reciclagem, transformando papelão em quadros sobre animais da fauna brasileira, e garrafas PET em flores.
- Você tem algum tipo de preconceito?: alunos da 3ª série realizaram uma pesquisa sobre o assunto na disciplina de Sociologia. O resultado foi apresentado no TEDxLaçador, em maio.
- Troca Saudável: estudantes da 2ª série do Ensino Médio fotografaram os seus lanches nas aulas de Biologia para serem avaliados pelos colegas. O resultado mostrou que alimentos que parecem saudáveis, como sanduíches, sucos e barrinhas de cereais escondem algumas informações importantes. Banners e fundos de bandeja com as principais descobertas foram produzidos e distribuídos nas unidades Saúde no Copo ? Colégio Farroupilha e Bom Fim, na Academia Meister, na Academia Três Figueiras e na Oficina do Açaí, localizada dentro da Academia Body Tech.
- London Eye: nas aulas de Língua Inglesa, as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ? Anos Finais criaram uma roleta de perguntas e respostas sobre a cultura e algumas curiosidades de Londres.
- Projeto Poesia Cartonera: estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ? Anos Finais criaram livros sustentáveis feitos de papelão. A iniciativa ganhou às ruas e foi parar na Sala do Professor da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro, onde alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Oswaldo Aranha, de Porto Alegre, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Orestes João Stragliotto, de São Leopoldo, participaram de uma oficina.
Ações realizadas em 2016
- Sementes do Bem: estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais produziram papeis semente e distribuíram por sete pontos de Porto Alegre. A iniciativa surgiu após estudarem sobre arborização e os efeitos de um temporal que aconteceu em janeiro de 2016 e derrubou muitas árvores da cidade. A proposta da ação foi um convite para juntos transformarmos a cidade em um ambiente ainda mais verde, habitável, justo e humano. A ação contou com a parceria da ISLA Sementes.
- Bosque Astronômico: No mês de setembro, em que se comemora o Dia da Árvore, um grupo de estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, que faz parte do Clube de Astronomia presenteou a cidade com o plantio de um Bosque Astronômico no Parque Germânia. As mudas foram plantadas seguindo um plano cartesiano para que, quando florescerem, formem a representação da constelação Cruzeiro do Sul. A proposta, além de trabalhar o reposição de árvores, alerta ao problema da poluição luminosa, que causada pelo excesso de iluminação artificial nas grandes cidades interfere na forma como visualizamos os astros celestes.
- Horta Viva: é um espaço comunitário construído na EMEF Judith Macedo de Araújo pelos estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Farroupilha, em parceria com os alunos da escola municipal. A horta foi plantada em um terreno baldio da escola, que ganhou, ainda, um espaço para convívio e lazer. Para viabilizar o projeto, o Farroupilha contou com a parceria da Gringa - Hortas e Sustentabilidade, da Viação Ouro e Prata, da Faísca Design Júnior e da Leroy Merlin.