O
projeto pedagógico do Colégio Farroupilha está alicerçado em uma perspectiva sócio
interacionista, a qual concebe que o desenvolvimento e a aprendizagem são
processos recíprocos. Nesse sentido, a conectividade das relações, que se dá em
diferentes âmbitos e de forma dialógica, tem fundamental importância no
processo de construção do conhecimento em que o sujeito é ativo e não
hierarquizado, porque participa como emissor e também como protagonista no diálogo.
Nesse sistema, entram os pares, o professor e a comunidade, marcando a
interdependência dos indivíduos envolvidos no processo ? aquele que aprende,
aquele que ensina e as relações entre as pessoas e o meio.
O
papel do professor é essencial para a interação e a sinergia do conhecimento e
dos novos desafios de ensinar e aprender na atualidade. O professor
inter-relaciona as dimensões científicas, teóricas e práticas na atuação
pedagógica; percebe a importância da mutualidade na relação com o aluno e com o
conhecimento e, compromissado com o saber, usa a inovação a serviço de uma
geração exigente e tecnológica.

Para
o Colégio Farroupilha, redimensionar o currículo compreende prever expectativas
de aprendizagem que aliem a escola ao contexto atual, em que o questionamento
sobre o conhecimento deve ser permanente e em que os conceitos espontâneos
evoluam para conceitos funcionais e científicos, levando em conta o nível e a
leitura inteligente da realidade, a dimensão do desejo e a modalidade
simbólica, preservando o caráter de reciprocidade nas relações. Mais do que
centrar a discussão na organização dos conteúdos, direciona-se o foco para a
abordagem metodológica desses, firmando a necessidade da teorização e da
qualidade da ação pedagógica ? propulsora e dinamizadora do processo de ensinar
e aprender. A integração dos saberes surge, hoje, como uma das principais
implicações pedagógicas do nosso tempo, exigindo a adoção de uma visão
sistêmica da estruturação curricular, considerando que no espaço escolar coexistem
sistemas abertos, complexos e interativos, onde é permanente a circulação da
informação.