No final da tarde de quarta-feira, 28 de novembro, aconteceu a conclusão da segunda turma de estudantes da GrowCube, a incubadora de negócios do Colégio Farroupilha. No primeiro momento do evento, dois grupos de “pós-incubados”, ou seja, que já passaram pelas etapas de pré-incubação e incubação, apresentaram os seus projetos para a banca de investidores, composta por Stephania Portella Nunes Fração, ex-aluna da escola e engenheira; Deborah Pilla Villela, ex-aluna, mãe de estudante do Colégio e vice-presidente da PROCERGS, e Ricardo Sondermann, consultor da 818 e professor da ESPM-Sul. Veja aqui as fotos.
Um dos
grupos foi o das estudantes da 1ª série do Ensino Médio Bruna Paim Zanini,
Daphine Duarte Possebon, Luana Zimmermann, Mariana Kude Perrone e Martina
Campos Teichmann, que concluíram a GrowCube no mês de julho e apresentaram o
aplicativo “Gabaritei!”, que oferece conteúdos, materiais e aulas de revisão
preparados por estudantes para estudantes. O outro aplicativo exposto foi o “No
Line”, para gestão de filas de restaurantes, que foi desenvolvido durante o
programa JA Startup, em 2017. O JA Startup foi uma iniciativa da Jr.
Achievement e da Starse, com o apoio da Gerdau. A apresentação foi conduzida
pelos irmãos Eduardo e Ricardo Leal, estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
Logo após,
os três grupos da segunda turma da GrowCube colocaram aos presentes as suas
ideias. Valentina Stefani, do 8º ano E, trouxe o “Broadcasteen”, uma plataforma
de notícias adaptadas para crianças e adolescentes, cujo objetivo é informar o
que está acontecendo e deixá-las mais atualizadas. Luan Sussella Orlandini e Marco
Antônio Leonel Venturini, do 8º ano A, apresentaram a “3D Sketch – protótipos
impressos”, uma gráfica em 3D. Por fim, as estudantes Luiza Ebert e Maria
Eduarda Quadros Lopes, do 8º ano F, mostraram o que pretendem com a “Lunch for
Kids”, um site com combos de lanches para as crianças, a fim de facilitar a
vida dos pais. As meninas comercializarão lanches, com opções de assinatura
semanal e mensal e também para crianças com restrições alimentares. Cada grupo
teve 10 minutos para o seu “pitch” e, ao final das apresentações, os
profissionais fizeram perguntas e considerações aos estudantes.
Estiveram presentes,
ainda, familiares dos estudantes, a coordenadora interina do Ensino Fundamental
– Anos Finais, Alice Jacques, o professor universitário e coordenador da
incubadora da ESPM-Sul, Nelmar Vaccari e o professor de graduação e
pós-graduação da ESPM-Sul e professor-orientador da incubadora de negócios da
ESPM, Rodrigo Valente.
Saiba mais sobre a GrowCube:
A GrowCube tem
como objetivo despertar o empreendedorismo nos estudantes e é desenvolvida em
duas etapas: a pré-incubação, onde os estudantes recebem uma preparação para
transformar suas ideias em negócios e as submetem a uma banca, que avalia se os
projetos estão prontos para a próxima fase; e a incubação, que conta com mentores
especializados nas necessidades dos times que desejam empreender. Estes
mentores orientarão os estudantes no avanço em direção à implementação dos
projetos, mesmo que este não seja o objetivo final.