Na noite de segunda-feira, 05 de novembro, aconteceu o
último encontro do Programa Cuidar é Básico do ano de 2018. O evento foi aberto
com uma performance da música “Trevo”, de Anavitória, realizada pelas estudantes
do 6º ano E do Ensino Fundamental – Anos Finais, Carolina Breyer, Luísa Barbosa
e Maria Eduarda Buzzetto.
Para falar sobre “O papel da família no desenvolvimento da
inteligência emocional”, a convidada foi a consultora nas áreas de Mudança
Organizacional e de Inteligência Emocional em Organizações, Alessandra Gonzaga.
A especialista conversou com a comunidade escolar sobre as diferentes fases do
desenvolvimento emocional de uma criança, destacando suas características e a
importância do acompanhamento das famílias de cada uma dessas etapas.
Entre as necessidades emocionais das crianças, que devem ser
facilitadas pelas famílias, a especialista destacou: a presença de vínculos
seguros e amorosos; a autonomia e a identidade; a liberdade de expressão; a espontaneidade
e o bem-estar; e a combinação de limites realistas. “Estar em direção à essas
necessidades favorece o desenvolvimento da inteligência emocional”, ressaltou
Alessandra.
Durante a conversa, ela explicou que se as emoções, como raiva
ou medo, forem vistas de forma negativa, podem dificultar o desenvolvimento
emocional. Para evitar que isso aconteça, aconselhou as famílias a serem
positivas e honestas em relação aos sentimentos, falando com as crianças sobre
como se sentem.
Sobre ações que potencializam o desenvolvimento emocional de
forma positiva, a especialista ressaltou: Estar tomado de um sentimento
positivo e esperançoso; Pensar sobre o futuro, sonhos e possibilidades; Ser
otimista, com foco em seus pontos fortes; Estar animado em tentar algo novo,
experimentar; e Estar em relacionamentos ressonantes.
Para apoiar as crianças em seu desenvolvimento emocional,
Andressa ressaltou, ainda, a importância de os pais serem autoconscientes e
estarem em sintonia com os próprios sentimentos.