
Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão participando de um projeto diferente neste ano letivo, lançado pela Editora Moderna e adotado exclusivamente no Farroupilha: o Território da Leitura. A iniciativa tem por objetivo estimular a competência leitora de cada estudante, e envolve a leitura fluente oral e silenciosa, a sistematização e a interpretação das leituras e habilidades consoantes às Matrizes Curriculares do Colégio e aos documentos oficiais do Ministério da Educação.
Nos 1º anos, as turmas trabalham com as obras “Você troca?” e “A bruxinha Zuzu”, de Eva Furnari, e “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky. Já os estudantes do 2º ano têm como base os livros “Pequenas observações sobre a vida em outros planetas”, de Ricardo Silvestrin, “Cocô de Passarinho”, “Trudi e Kiki” e “Lolo Barnané”, de Eva Furnari, e “A centopeia que pensava”, de Herbert de Souza.
Para os 3º anos são selecionadas quatro livros: “Meu material escolar”, de Ricardo Azevedo, “Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias”, de Ruth Rocha, “Com a pulga atrás da orelha”, de Christianne Gribel e “Almanaque dos contos de fadas”, de Alfredina Nery e Lourdes Atié.

Os estudantes do 4º ano trabalham os livros “Felpo Filva”, de Eva Furnari, “Fábulas palpitadas: recontadas em versos e comentadas”, de Pedro Bandeira, “Cuidado não olhe para trás”, de Stella Carr, e “A cama que sonhava”, de Carlos Queiroz Telles.
Como leitura obrigatória de férias, os estudantes do 5º ano leram a obra “Família Online”. No início do ano letivo, a história foi retomada de diversas formas, por meio de atividades lúdicas, registro gráfico, seminário, atividades interativas de perguntas e respostas e, por último, um trabalho mais direcionado à escrita (resumo da história). No mês de abril, o projeto oportunizou a visita da autora da obra, Isabel Vieira, que conversou com os estudantes e contou como surgiram as ideias para escrever o livro.