Na manhã de sábado, 07 de julho, as famílias prestigiaram as crianças da Educação Infantil na sessão de autógrafos do projeto “Também Somos Autores”. Nas salas de aula e no Auditório 2, as turmas do Berçário ao Nível 5 apresentaram para os pais as suas histórias e os livros produzidos. O projeto existe desde 2001 e encerrou as atividades da Semana Literária | 33ª Feira do Livro do Colégio Farroupilha. Os temas dos livros variam de acordo com a imaginação e o interesse das crianças de cada nível. Confira aqui as fotos.
No Berçário e Nível 1, as crianças participam da construção
de um livro coletivo. Sua elaboração dá-se a partir dos projetos de trabalho,
canções e de diferentes atividades realizadas durante o semestre. Cada criança
ilustra uma página/parte do livro e, por meio de diferentes materiais
plásticos, texturas e suportes artístico, a história é ilustrada.
As músicas, as histórias, as brincadeiras e os projetos auxiliam nas construções dos livros das turmas de Nível 2. Cada criança contribui com desenhos, fotos e outras possibilidades nesse livro coletivo. Após a sessão de autógrafos, o livro circulará por todas as casas, e os pais podem deixar recados no final da obra literária da turma.
Já no Nível 3, coletivamente, as crianças constroem uma
história para o livro da turma, tendo a professora como escriba, transcrevendo
do modo mais fiel possível o que foi falado por elas em roda. Todos compõem a
mesma obra, mas os livros e a ilustração da história são individuais.
No Nível 4, as obras são elaboradas em
pequenos grupos, mas cada criança ilustra o seu próprio livro. Cada grupo
constrói a sua história tendo a professora como escriba. Após esse momento de
construção, acontece a ilustração, situação em que cada um pode ilustrar, da
sua maneira, cada parte da história do seu grupo. Neste ano, uma novidade: as
professoras do Nível 4 inverteram os papéis e, ao invés dos grupos de crianças
contarem a história aos pais, as famílias que contaram a obra para os filhos
através de esquetes teatrais.
Nas turmas de Nível 5, em um primeiro momento as crianças
são sensibilizadas para a elaboração de um livro, em que cada uma ficará
responsável por criar uma história, além de um ou mais personagens centrais.
Depois, elas conversam individualmente com a professora para refletir sobre as
ideias. Cada criança realiza a ilustração de seu livro, que possui, em média,
cinco páginas, e a escrita é realizada pela professora. As famílias também
preparam uma biografia dos filhos para anexar ao livro.