“Atitudes individuais, impactos
coletivos” é o tema da sétima edição do Inteligência Coletiva, evento promovido pela Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE 1858), em comemoração aos 160 anos da mantedora do Colégio Farroupilha, entre os dias 10
e 11 de agosto.
Leandro
Karnal é o convidado para a palestra de abertura, que acontece na sexta-feira,
10 de agosto, a partir das 18h. Com o título “Fatores comportamentais que travam o desenvolvimento
humano”, a palestra aborda diferentes fatores relacionados ao
desenvolvimento dos indivíduos. “Como
identificar os comportamentos individuais e coletivos que se constituem em
obstáculo ao crescimento?”, “Como enfrentar a sabotagem de si, um dos mais
fortes obstáculos ao desenvolvimento humano?” e “Quais são os inimigos internos
que condicionam o fracasso?” são alguns dos pontos levantados.
Na manhã de
sábado, 11 de agosto, acontecerão workshops que abordam práticas pedagógicas, inovação, tecnologia, metodologias, entre outros. Podem se inscrever educadores do Colégio Farroupilha, educadores de escolas públicas e estudantes de licenciatura. Cada interessado pode se inscrever em até dois workshops, um em cada horário.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 10 de agosto
18h - Recepção
19h10 – Apresentação cultural
19h45 – Palestra “Fatores comportamentais
que travam o desenvolvimento humano”, com Leandro Karnal
Local:
Centro Cultural Esportivo
Sábado, 11 de agosto
8h – Coffee de recepção
8h15 - Abertura com a Direção Pedagógica
8h30 às 10h – 1º grupo de workshops
10h30 às 12h – 2º grupo de workshops
INSCRIÇÕES
As
inscrições são gratuitas, com vagas limitadas:
Palestra com Leandro Karnal
VAGAS ESGOTADAS!
Workshops
De 25/06 a 09/08 ou enquanto houver vagas* - Educadores do Colégio Farroupilha, educadores de escolas públicas e estudantes de licenciatura.
* 30 vagas por workshop.
1º grupo de workshops – das 8h30 às 10h
|
Workshop |
Descrição |
Ministrante(s) |
Inscrições |
|
Estudo de foguetes
como uma proposta transdisciplinar: análise dos aspectos histórico-sociais,
físico-químicos e matemáticos |
A análise da
trajetória de um foguete constitui um estudo relevante do ponto de vista
transdisciplinar. Esse workshop visa proporcionar aos participantes uma
experiência que integra as diferentes áreas do conhecimento. |
Alessandra Rosa,
Elisabete Rambo Braga, Gabriela Donadel, Gentil Bruscatto, Mirian Fantinel,
Rodrigo Bennet e Suzana Remenklau |
|
|
Apresentações
Criativas e estratégicas |
Criação de
apresentações estratégicas e visualmente impactantes. Abordagem de conceitos
básicos de design e de conteúdo que podem ser aplicados em qualquer
apresentação. |
Milene Martins e
Tiago Guimarães |
|
|
Planejamento
Acessível: atitudes para incluir estudantes com NEE |
Não basta
identificar, nos diferentes níveis de ensino, os estudantes que possuem NEE,
público alvo da Educação Especial. É preciso planejar, desenvolver,
solucionar e avaliar as ações pedagógicas viáveis na cultura da Escola. Um
trabalho de atitude educacional que envolve muitos autores. |
Berenice Moresco e
Carine Winck Lopes |
|
|
Inovação nas
relações interpessoais |
Encontro para
trabalhar a conexão entre os participantes, explanando, através da metodologia
andragógica, reflexão sobre a importância das relações intra e interpessoais. |
Gisele Chiesa e
Sabrina Gomes |
|
|
Criando galerias de
arte com o Google Arts & Culture |
O Google Arts e
Culture é uma ferramenta que nos ajuda a realizar um tour por diversos
lugares históricos e até mesmo criar galerias próprias a partir de tópicos de
favoritados como interesse comum. O workshop “ Criando galerias de arte com o
Google Arts & Culture” visa conhecer a ferramenta e suas possibilidades,
compartilhar uma galeria (arte) diretamente no Classroom, criar galerias a
partir de obras favoritadas e utilizar o Cardboard para ver galerias em 360
graus a partir do uso de metodologias ativas que envolvem a explanação,
explicação, exploração e prática das ferramentas pelos participantes. |
Eduardo Isaia |
|
|
Inteligência
Emocional – A relação entre o educador e o que ele comunica |
Os desafios encontrados
na sala de aula e sua diversidade exigem do educador habilidades que vão além
da sua formação acadêmica. Para uma conexão efetiva entre o educador e o
estudante, as habilidades de autoconhecimento, autocontrole, automotivação,
empatia e reconhecimento das emoções no outro geram o clima necessário para o
sucesso desse ambiente educacional. |
Michelle Braz |
|
|
Jogos e Oratória |
Ter o domínio das
palavras e a capacidade de convencer o outro a partir de argumentos
convincentes, te direciona para melhores oportunidades. Embora essa qualidade
seja de fato reconhecida na sociedade, muitas pessoas ainda são deparadas com
o nervosismo e ansiedade, principais inimigos da boa oratória. Podemos não
perceber, mas utilizamos a oratória todos os dias, em qualquer situação. Seja
com nossos amigos, familiares, no trabalho… A comunicação é uma ferramenta
que anda lado a lado com a nossa vida em sociedade, logo, o desempenho de uma
boa fala é essencial nas relações interpessoais. |
Vera Giorgetta |
|
2º grupo de workshops – das 10h30 às 12h
|
Workshop |
Descrição |
Ministrante(s) |
Inscrições |
|
|
Expressão e
sensibilidade: o que isso significa para a arte-educação? |
Oportunizar
vivências interdisciplinares que possibilitem a expressão e a sensibilidade
artísticas. Proporcionar trocas
de experiências entre os participantes, a partir de suas vivências
profissionais e pessoais, enriquecendo a reflexão sobre a prática em sala de
aula. Criar, a partir das
diferentes linguagens, representações artísticas que agucem a sensibilidade
para o fazer coletivo. |
Alice Wapler, Lúcia
Panitz e Giane Ramos |
||
|
Apresentações
Criativas e estratégicas |
Criação de
apresentações estratégicas e visualmente impactantes. Abordagem de conceitos
básicos de design e de conteúdo que podem ser aplicados em qualquer
apresentação. |
Milene Martins e
Tiago Guimarães |
||
|
Planejamento
Acessível: atitudes para incluir estudantes com NEE |
Não basta
identificar, nos diferentes níveis de ensino, os estudantes que possuem NEE,
público alvo da Educação Especial. É preciso planejar, desenvolver,
solucionar e avaliar as ações pedagógicas viáveis na cultura da Escola. Um
trabalho de atitude educacional que envolve muitos autores. |
Berenice Moresco e
Carine Winck Lopes |
||
|
Inovação nas
relações interpessoais |
Encontro para
trabalhar a conexão entre os participantes, explanando, através da
metodologia andragógica, reflexão sobre a importância das relações intra e
interpessoais. |
Gisele Chiesa e
Sabrina Gomes |
||
|
O que acontece no
Ateliê da Oficina de Criação? |
O workshop busca
explorar as experiências que acontecem no âmbito do Ateliê do Colégio
Farroupilha, mostrando as possibilidades de um planejamento dinâmico que contemple
a Arte como abertura para uma educação sensível, percorrida no fluxo da vida
cotidiana. No workshop, será explorado um mundo de imagens, de produtos e de
obras constituídas pelas experiência. |
Claudia Costa e
Lucas Ávila |
||
|
Criando galerias de
arte com o Google Arts & Culture |
O Google Arts e
Culture é uma ferramenta que nos ajuda a realizar um tour por diversos
lugares históricos e até mesmo criar galerias próprias a partir de tópicos de
favoritados como interesse comum. O workshop “ Criando galerias de arte com o
Google Arts & Culture” visa conhecer a ferramenta e suas possibilidades,
compartilhar uma galeria (arte) diretamente no Classroom, criar galerias a
partir de obras favoritadas e utilizar o Cardboard para ver galerias em 360
graus a partir do uso de metodologias ativas que envolvem a explanação,
explicação, exploração e prática das ferramentas pelos participantes. |
Eduardo Isaia |
||
|
Qualidade de Vida -
estratégias para vencer o sedentarismo |
O sedentarismo tem
sido apontado como uma das principais causas de morte no mundo e segundo a
Organização Mundial de Saúde, 60% a 80 % da população mundial não é
suficientemente ativa para obter benefícios na saúde. O
workshop Qualidade de Vida - estratégias para vencer o sedentarismo tem como
objetivo proporcionar aos participantes, a conscientização e vivências de
atividades lúdicas funcionais para formação e reflexão de melhores hábitos de
vida saudáveis. Será utilizada a Metodologia Ativa, ação que coloca os
participantes como os principais agentes no processo de significação do
aprendizado. Os diversos estímulos, propostos pelos “professores”, conduzirão
a todos a aperfeiçoar a autonomia e compreender todas as facetas cognitivas,
afetivas e culturais. |
Antonio Cimirro e
Sandro Aguiar |
||
|
Robô desenhista:
movimento maker e cultura de inovação |
Presente de forma
constante nas discussões sobre a educação no século XXI está a cultura maker,
que consiste na ideia de que pessoas podem criar, consertar e alterar objetos
e produtos com suas próprias mãos. Entende-se que, mais do que da teoria, o
estudante precisa do envolvimento com a produção e execução dos projetos. A
proposta do workshop é uma experiência envolvendo a abordagem maker, na busca
por soluções de desafios coletivos. |
Felipe Denz |
||
|
| ||||
Contato:
inquietos@colegiofarroupilha.com.br
(51) 3455-1837