Quantas decisões tomamos por dia? Quantas curtidas acontecem no Instagram por minuto? Foi com um quiz no aplicativo Kahoot! que continham essas perguntas que Fabio Pereira, consultor da ThoughtWorks Brasil, começou a palestra “Consciência digital: os segredos por trás de cliques, curtidas e compras online”. O bate-papo foi realizado na manhã de quinta-feira, 24 de maio, no Auditório I, com as turmas da 2ª série do Ensino Médio.
Fabio destacou que tomamos cerca de 35 mil decisões por dia,
porém, nem sempre essas decisões são feitas de forma consciente; em alguns
casos acontece o que ele chame de nudge, ou seja, um “empurrãozinho” de sites
e redes sociais que levam o usuário a tomar a decisão. “Decisões digitais são
decisões tomadas utilizando algum aparelho digital ou também quando esta
decisão é delegada para um computador. Por exemplo, hoje um motorista não precisa
decidir qual o caminho pegar. O aplicativo faz isso por ele”, afirmou.
O especialista questionou os estudantes se somos realmente
conscientes das decisões digitais que tomamos ou se alguém faz isso pelos
usuários, sem que estes se deem conta. “Não temos mais autonomia no meio
digital. Isso se chama ‘default’, quando alguém toma uma decisão por você.
Muitos sites já tomam decisões pelos usuários”, alertou. Fabio também trouxe
alguns conceitos deste novo fenômeno, como o “UX”, que são os arquitetos de
decisões digitais. Essas pessoas pensam nas decisões dos usuários no meio
digital.
Além disso, atualmente existe o QS – Quociente de Inteligência
Digital. Existem oito habilidades para se aumentar o QS (leia abaixo). “Ter consciência digital é saber usar o
celular ou outro dispositivo digital com segurança. Aceite. Observe.
Experimente. Converse”, sugeriu.
Oito habilidades para aumentar o QS:
- Identidade da Cidadania Digital: capacidade de construir e
gerenciar uma identidade saudável on-line e off-line com integridade.
- Tempo de tela: capacidade de gerenciar a multitarefa de tempo de tela e engajamento on-line com autocontrole.
- Cyberbullying: saber identificar situações de assédio virtual e como agir de forma inteligente e consciente.
- Segurança digital: capacidade de proteger seus dados, criar senhas poderosas e evitar ataques cibernéticos, como SPAM, SCAM e outros.
- Privacidade digital: habilidade de lidar com todas as informações que compartilha na internet protegendo a sua privacidade e de outras pessoas.
- Pensamento crítico: habilidade de identificar o que é falso e verdadeiro, bom ou prejudicial, relacionados a conteúdos e contatos online.
- Pegadas digitais: habilidade de entender as marcas que deixa na rede e suas consequências a curto e médio prazo na vida real, postando responsavelmente.
- Empatia digital: habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa e entender seus sentimentos e necessidades mesmo que só a conheça na internet.