Na tarde de sexta-feira, 20 de abril, estudantes do 5º ano
do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio das unidades Correia Lima e
Três Figueiras realizaram as provas da Olimpíada Internacional Matemática sem
Fronteiras (OIMSF). Confira algumas fotos.
As provas da OIMSF são realizadas em grupo, com
possibilidade de consulta a alguns materiais, e testam diferentes habilidades
matemáticas, além de conter questões em língua inglesa. Neste ano, o terceiro
do Farroupilha na competição, foram mais de 500 estudantes inscritos.
As provas são corrigidas em São Paulo, pela Rede do Programa
de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC). A partir do desempenho obtido na
OIMF, os estudantes podem ser convidados a participar de outras olimpíadas do
conhecimento, que acontecem em diferentes locais do mundo.
Em 2017, após
conquistarem medalhas de ouro na OIMSF, um grupo de estudantes da 3ª série do
Ensino Médio foi convidado a participar da Asia International Mathematical
Olympiad (AIMO), a maior competição de matemática do mundo, que aconteceu em
agosto na Malásia. (Relembre aqui). Já em 2016, o primeiro ano do Farroupilha em
que o Farroupilha participou da OIMSF, um grupo de estudantes medalhistas de
ouro participou da 22ª Olimpíada Internacional de Ciências, Matemática,
Habilidade Mental e Eletrônica (QUANTA), na Índia (Saiba mais aqui).
Sobre a Olimpíada Internacional
Matemática sem Fronteiras
A Olimpíada Internacional Matemática
Sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional
Mathématiques sans Frontières, criado em 1990 pela Académie de Strasbourg em
conjunto com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e o IREM (Institut
de Recherche sur l'Enseignement des Mathématiques) e organizado pela
Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia,
França. No Brasil, a Olimpíada Internacional de Matemática é organizada pela
Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).
É uma competição internacional de matemática que abrange estudantes do Ensino
Fundamental (do 4º até o 9º ano) e Ensino Médio. Ela se diferencia de outras
olimpíadas de matemática por se apresentar como desafio que não é direcionado
apenas para estudantes com altas habilidades em matemática, mas para toda a
classe. Dessa forma, a Olimpíada não se caracteriza somente como competição,
mas também como possibilidade de utilizar no ensino regular as questões de anos
anteriores como uma resposta à necessidade de melhorar a aprendizagem, o
desempenho e a linguagem lógico-matemática dos estudantes.