
O Colégio Farroupilha, representado pela coordenadora do Centro Aberto de Cambridge, Luciane Calcara, participou do 52th International Association for Teachers of English as a Foreign Language (IATEFL). A participação do Farroupilha se deu após a Universidade de Cambridge ter selecionado o Colégio para representar as Américas no evento como um caso de sucesso no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa.
A Universidade de Cambridge compartilhou com os participantes do evento os resultados obtidos pelo Colégio Farroupilha ao longo da parceria, que completa oito anos em 2018. Apenas no ano passado, dos 1524 estudantes que prestaram o exame para obter as certificações de Cambridge, 1465 conquistaram, o que mostra o grau de excelência com o qual o idioma é ensinado e aprendido no Farroupilha. (Saiba mais aqui).
Além do Farroupilha, uma instituição do México e outra do Panamá representam as Américas. O evento, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de abril em Brighton, na Inglaterra, reuniu participantes de mais de cem países e é um dos principais do mundo sobre o ensino do idioma.
Cambridge no Farroupilha
No Colégio Farroupilha, a metodologia de Cambridge é utilizada em sala de aula e, a cada ano, as turmas são preparadas para desenvolverem as habilidades e competências testadas em cada um dos exames aplicados e avaliados pela Universidade. A aprendizagem do idioma nos moldes de Cambridge começa ainda na Educação Infantil, mas é no 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que os estudantes podem receber a primeira certificação, a YLE – starters.
De acordo com a gerente do Centro de Línguas do Colégio Farroupilha, Luciane Calcara, o aprendizado da língua inglesa a partir da metodologia de Cambridge prepara o estudante para o uso vivo do idioma, sem a necessidade de cursos externos. Ela explica ainda que, diferente de testes de diagnóstico, a certificação de Cambridge é válida para a vida toda. “Outros testes de diagnóstico atestam como está o nível de proficiência do estudante, já o certificado de Cambridge certifica como é o conhecimento dele acerca do idioma”, explica.
Luciane ressalta ainda que as avaliações são corrigidas por especialistas da Universidade de Cambridge e que é a partir da análise desses resultados que o Colégio planeja as estratégias para avançar na qualidade do ensino do idioma, em um ciclo pedagógico chamado de Learning Oriented Assessment (LOA). “Todos os anos os estudantes são preparados de acordo com as habilidades e competências testadas pelos exames e avaliadas por uma instituição externa. Os resultados são gerenciados e embasam as nossas ações futuras. É um ciclo: o estudante aprende, testa e tem a oportunidade de aprender a partir daquilo que já sabe”. Assista aqui ao vídeo e conheça mais sobre o Centro Aberto de Cambridge.