O Colégio Farroupilha foi selecionado pela Universidade de
Cambridge para representar as Américas no 52th International Association for
Teachers of English as a Foreign Language (IATEFL), como um caso de sucesso no ensino e
aprendizagem da Língua Inglesa. O evento, que acontece entre os dias 10 e 13 de
abril em Brighton, na Inglaterra, reúne participantes de mais de cem países e é
um dos principais do mundo sobre o ensino do idioma.
A Universidade
de Cambridge compartilhará com os participantes do evento os resultados obtidos
pelo Colégio Farroupilha ao longo da parceria, que completa oito anos em 2018.
Apenas no ano passado, dos 1520 estudantes que prestaram o exame para obter as
certificações de Cambridge, 1594 conquistaram, o que mostra o grau de
excelência com o qual o idioma é ensinado e aprendido no Farroupilha. (Saiba mais aqui).
Além do
Farroupilha, uma instituição do México e outra do Panamá representam as
Américas. A coordenadora do Centro Aberto de Cambridge, Luciane Calcara, representará
o Colégio Farroupilha no 52th IATEFL.
Cambridge no Farroupilha
No Colégio Farroupilha, a metodologia de Cambridge é utilizada em sala de aula e, a cada ano, as turmas são preparadas para desenvolverem as habilidades e competências testadas em cada um dos exames aplicados e avaliados pela Universidade. A aprendizagem do idioma nos moldes de Cambridge começa ainda na Educação Infantil, mas é no 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que os estudantes podem receber a primeira certificação, a YLE – starters.
De acordo com a gerente do Centro de Línguas do Colégio Farroupilha, Luciane Calcara, o aprendizado da língua inglesa a partir da metodologia de Cambridge prepara o estudante para o uso vivo do idioma, sem a necessidade de cursos externos. Ela explica ainda que, diferente de testes de diagnóstico, a certificação de Cambridge é válida para a vida toda. “Outros testes de diagnóstico atestam como está o nível de proficiência do estudante, já o certificado de Cambridge certifica como é o conhecimento dele acerca do idioma”, explica.
Luciane ressalta ainda que as avaliações são corrigidas por especialistas da Universidade de Cambridge e que é a partir da análise desses resultados que o Colégio planeja as estratégias para avançar na qualidade do ensino do idioma, em um ciclo pedagógico chamado de Learning Oriented Assessment (LOA). “Todos os anos os estudantes são preparados de acordo com as habilidades e competências testadas pelos exames e avaliadas por uma instituição externa. Os resultados são gerenciados e embasam as nossas ações futuras. É um ciclo: o estudante aprende, testa e tem a oportunidade de aprender a partir daquilo que já sabe”. Acesse aqui ao vídeo e conheça mais sobre o Centro Aberto de Cambridge do Colégio Farroupilha.