Um grupo de professores da 1ª série do Ensino Médio, com o
apoio do setor de Tecnologia Educacional, criou salas de aula virtuais,
utilizando a ferramenta Google Classroom, para desenvolver o projeto
interdisciplinar “Mapas Literários”, que acontece também nas salas de aula
convencionais. "A ideia surgiu para que eles tenham uma visão mais abrangente do cenário literário brasileiro", explicou a professora de Literatura Karina Predebon. A proposta, que teve início na aula de Literatura, ganhou adesão outros educadores, transformando-se
no projeto, que contempla ainda as disciplinas de Artes Visuais, Filosofia,
Geografia, História e Sociologia.
No projeto, os estudantes estão construindo mapas literários
das regiões brasileiras. Cada uma das turmas foi dividida em cinco grupos, um
para cada região do Brasil, e, a partir disso, realizou pesquisas sobre os
diferentes aspectos literários daquela região, tais como escritores, obras e
personagens.
Todo o processo de pesquisa, realizado na Biblioteca e pela
internet, foi compartilhado online entre os grupos, que aprovaram o formato de
trabalho. “Eu estou achando muito bom porque dá muita praticidade. Quando a
gente não tem tempo para se reunir na casa de um colega, como fazia
antigamente, a gente consegue se comunicar e fazer o trabalho de uma maneira
simples e prática”, comentou a estudante da 1ª série D, Marcella M. “Eu acho
bom porque ficar escrevendo demoraria muito tempo. Assim, o grupo está junto e todos
conseguem ter ideias e compartilhar”, ressaltou o estudante da 1ª série D,
Henrique T.
Nos próximos passos, os grupos construirão os mapas físicos e
farão apresentações utilizando diferentes recursos tecnológicos para explicar
os destaques literários de cada região. O projeto será exposto em local aberto
à comunidade escolar e, além dos mapas físicos, as apresentações poderão ser
acessadas via QRCode.