Nesta terça-feira, 04 de julho, a programação da Semana
Literária (32ª Feira do Livro) seguiu intensa para os estudantes. Veja, abaixo,
os principais destaques do dia.
Acesse aqui o álbum de fotos do evento.
Confira aqui a programação completa.
Relembre como foi a abertura com a presença do patrono Dilan
Camargo.
Clique aqui para ver os destaques do primeiro dia.
Oficina de Maquete
O Setor de Arquitetura do Colégio Farroupilha, formado pelos
profissionais Samantha Diefenbach, Marina Fischer e Franklin Bandeira, foi
convidado para auxiliar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos
Finais em uma oficina de maquete, na Sala de Artes. Eles mostraram aos alunos
materiais utilizados para a confecção de maquetes e ensinaram alguns conceitos,
como a contação de escalas, a planificação e texturas. A atividade integra o
projeto interdisciplinar do 9º ano e faz parte de um trabalho que será feito no
segundo semestre do ano letivo nas aulas de Artes Visuais.
Jogo Continentes
Literários
As turmas do 6º ano participaram, na Biblioteca, do Jogo
Continentes Literários, desenvolvido especialmente para o evento. O jogo mescla
o virtual, o real e o tabuleiro, além de conhecimentos sobre Literatura,
Geografia e a Biblioteca da escola. Divididos em grupos, os estudantes
precisavam desvendar charadas reveladas por um QR Code que os levavam a um título
de livro, localizá-lo no acervo da Biblioteca e direcioná-lo ao continente
originário da obra. As equipes vencedoras ganharam vales-compra para utilizar
durante a 32ª Feira do Livro.
Produção textual criativa com Cadu
Já as turmas do 2º ano
criaram histórias com o ex-aluno, escritor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa
de Brum, o Cadu. Na atividade de produção textual criativa, Cadu explicou aos
estudantes os principais pontos de uma estrutura narrativa e, de forma colaborativa, criaram histórias. Cada estudante inventava algum personagem ou
acontecimento da história, que era continuada pelos colegas, e organizada e ilustrada por Cadu. Ao final, o
escritor recontou a história criada pela turma, mostrando aos alunos como o
processo de escrita pode ser divertido e prazeroso.