
Na semana de
12 a 16 de junho de 2017, as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais
participaram da oficina "Astrologia x Astronomia: contrapontos entre senso
comum e análise científica". A
atividade tem como objetivo trabalhar aspectos da formação cognitiva com ênfase
na abordagem da confrontação entre o senso comum e a análise científica na
determinação dos signos.
Num primeiro
momento, os estudantes trabalharam com tabelas e calcularam porcentagem de
números de dias em relação ao ano de 365 dias. Na sequência, identificaram qual
é o seu signo sob o ponto de vista do senso comum, ou seja, aquele constante de
revistas e jornais. Depois, utilizando os conceitos matemáticos de plano
cartesiano para determinar a posição do Sol (em um mapa estelar, em 26 datas
diferentes no decorrer de um ano) puderam perceber que as datas dos signos do
senso comum não coincidem com a determinação dos signos do mapa estelar.
“Esta
constatação permite ressaltar aos estudantes a necessidade de criticidade em
relação às informações recebidas. A atividade se mostrou impactante para alguns
estudantes, uma vez que não esperavam constatar que o seu signo é diferente
daquele que estão familiarizados.”, afirmou o professor do Laboratório de Física,
Gentil Bruscato.
Os
estudantes do 9º ano D, Marina P., Arthur A. e Rodrigo G., atuaram como
monitores da atividade nos dois últimos períodos da tarde de 13 de junho. Estes
estudantes participam de encontros semanais com o intuito de estudarem
conceitos da Física com maior aprofundamento, realização de experiências
práticas e preparação para olimpíadas do conhecimento.