Colegio Farroupilha
  • Flickr
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • pt-Br
  • en-US
  • Quem somos
    • Apresentação
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Equipe Diretiva
    • Marca Farroupilha
    • Mantenedora | ABE 1858
    • Localização
    • Associações
    • Farroupilha na mídia
    • Alumni Farroupilha
    • Código de Conduta e Convivência
  • Infraestrutura
    • Tour Virtual
    • Diferenciais
    • Segurança
    • Correia Lima
    • Sede Campestre
  • Ensino
    • Educação Infantil
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Ensino Médio
    • Correia Lima
    • Tecnologia Educacional
    • Proposta Pedagógica
    • Marco Referencial
  • Projetos
    • Cuidar é Básico
    • Sustentabilidade
    • Movimento #daescolapravida
    • Postura nas Redes Sociais
    • Brincando nas Férias
    • Grupo de Relações Internacionais
    • Grupo de Voluntariado
    • Festival de Cinema
    • Olhos para o Mundo
    • Mostras
    • Palco Farroupilha
    • Clube de Ciências
    • Clube de Astronomia
    • O Líder em Mim
    • Programa Miniempresa
    • Grupo de Teatro
    • Da Escola para o Mundo
  • Extracurricular
    • Atividades para família
    • Extracurricular para crianças
    • Extracurricular para jovens
  • Idiomas
    • Alemão
    • Espanhol
    • Cambridge Open Centre - Inglês
  • Serviços
    • Bolsa de Estudos
    • Locação de armários
    • Rematrícula Web
    • Documentos legais
    • Secretaria
    • Financeiro
    • Biblioteca
    • Central de Matrículas
    • Ouvidoria
    • Uniforme Escolar
    • Transporte Escolar
    • Serviços terceirizados
    • Trabalhe Conosco
    • Exames de Cambridge
  • Diferenciais
    • Projeto Mobile
    • Intercâmbios
    • Esportes
    • Turno Integral
    • EsIM
    • Cambridge Open Centre
    • Ambulatório
    • Recreação
    • Laboratórios de Aprendizagem
    • Tecnologia Educacional
    • Segurança
    • Infraestrutura
  • Acesso rápido
    • Intranet
    • Webmail
    • Webmail - Google
    • Portal do Aluno
    • Portal dos Pais
    • Biblioteca
    • Ouvidoria
    • Blog - Laboratório de Matemática
    • Blog - Matemática 6° ano
    • Central de Matrículas
    • Revista Farroupilha
    • Trabalhe Conosco
    • Fale Conosco
news img
 
  • Educação Infantil
  • Anos Iniciais
  • Anos Finais
  • Ensino Médio
  • Correia Lima
  • Tecnologia Educacional
  • 14/Fev/2017
    Palestras na manhã do segundo dia da Formação Docente

    O segundo dia da Semana de Formação Docente iniciou com as palestras “Desenvolvendo a consciência fonológica através de práticas de sala de aula”, da fonoaudióloga e mestre em linguística Rosangela Marostega, direcionada aos docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, e “Estilos de Aprendizagem - Como se ensina x como se aprende”, com a especialista em psicopedagogia Andréia Gonçalves, para os docentes dos Anos Finais e Ensino Médio. Após um breve intervalo, os dois grupos se reuniram para a palestra “Desenvolvimento moral na infância e adolescência”, das psicólogas Dra. Lia Freitas e Ms. Fernanda Palhares.


    Veja aqui as fotos da Semana de Formação Docente.
    Leia aqui como foi o primeiro dia do evento.


    Consciência fonológica, com a fonoaudióloga Rosangela Marostega


    No Auditório, a fonoaudióloga Rosangela Marostega falou com os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais sobre a importância do desenvolvimento da consciência fonoaudióloga para o posterior desenvolvimento da leitura e escrita. “O desenvolvimento da linguagem oral é natural, já o da leitura e da escrita é aprendizagem”, destacou a especialista. Em sua palestra, Rosangela trouxe a conceituação de consciência fonológica (CF), metalinguagem, metacognição e do princípio alfabético, abordando ainda os diferentes níveis de e as tarefas para desenvolvimento da CF, a possibilidade de estimulação preventiva na escola e o uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento dessa consciência.




    “Para poder aprender a ler e a escrever, a criança tem que ser estimulada a ter consciência dos sons da língua, que é a consciência fonológica, e, posteriormente, acender ao princípio alfabético”, explicou a fonoaudióloga, que abordou com os presentes as características desse princípio, tais como: a escrita tem relação com a fala; cada letra tem nome e som, as letras tem valores sonoros fixos, a existência de um número finito de letras, o fato de o código oral ser diferente do código escrito, entre outros.


    Rosângela mostrou aos professores ainda alguns exemplos de tarefas a serem feitas em sala de aula para estimular o desenvolvimento da consciência fonológica, bem como o software Pedro em uma Noite Assustadora, que, desenvolvido sob a coordenação dela, consiste em um jogo que tem como objetivo desenvolver a consciência fonológica. “Brincar com o som das palavras é importante porque quando a criança for aprender a ler e a escrever, ela já está familiarizada com a palavra, tornando essa aprendizagem mais fácil”, afirmou.


    Estilos de aprendizagem, com a psicopedagoga Andreia Gonçalves


    Os professores dos Anos Finais e do Ensino Médio reuniram-se no Auditório da Educação Infantil para uma palestra com a psicopedagoga e educadora especial Andreia Gonçalves. Para compreender os diferentes estilos de aprendizagem – auditivo, visual e cenestésico – a especialista lembrou que, com a chegada da conectividade no século 20, o processo de ensino e aprendizagem se modificou. Na década de 90, a neurociência conseguiu descobrir como o cérebro processava a aprendizagem.  “É neste momento que começa a se falar no ato de aprender e no ato de ensinar. O professor não pode mais entrar na sala de aula e deixar isso de lado”, destaca.




    A neurociência considera o aluno como aquele que assiste à aula e assimila a informação, e o estudante como alguém que sabe estudar e tem o processo de aprendizagem mais ativo. “Temos que ter mais estudantes em sala de aula e ajudá-los a encontrar uma técnica de estudar. O professor precisa ser mediador deste processo”, salienta. Andreia elencou as características dos três estilos de aprendizagem e mostrou estratégias para que os docentes utilizem em sala de aula. “Quando ajudamos o aluno a identificar o seu estilo, conseguimos tirar o melhor dele”, avalia.


    Desenvolvimento moral na infância e adolescência, com Lia Freitas e Fernanda Palhares


    O amor é fundamental para a vida moral. Foi assim que a psicóloga e professora da UFRGS Lia Beatriz de Lucca Freitas iniciou a palestra para os docentes no final da manhã de terça-feira. Ela enfatizou que o desenvolvimento moral não depende só de fatores internos do indivíduo, mas também do meio social. Ela destacou que existem três formas de moral. A primeira delas é a anomia, ou seja, quando não há regras e a criança não diferencia entre o que se faz e aquilo que se deve fazer. O hábito e a regra não estão diferenciados. Já a heteronomia diz que para que uma regra seja sentida como obrigatória é preciso que exista um sentimento de respeito entre os indivíduos. E é neste momento que surge o respeito unilateral, que é a relação que a criança e o jovem estabelece com adultos significativos, como os pais e os professores. “Dali surge o primeiro sentimento de obrigatoriedade: a obediência”, explica. Quando chega a autonomia o indivíduo já se autorregula, submetendo-se a normas válidas para qualquer ser humano. Na escola, a criança e o jovem começam a interagir com os seus pares, fazendo surgir o respeito mútuo.




    A também psicóloga e professora da UFRGS Fernanda Palhares destacou a importância da escala pessoal de valores para compreender regras e normas vigentes na cultura e realizar escolhas sobre quais valores pautarão os objetos de vida, como não roubar, não mentir ou não agredir o outro verbalmente. Fernanda destacou que, atualmente, muitas crianças e jovens ainda estão em anomia, ou seja, sem regras. “Pais e professores são modelos para eles. Todos são responsáveis por educar moralmente essas crianças e esses jovens de uma forma melhor”, ponderou. A cooperação da família e da escola é fundamental no desenvolvimento moral. “Na escola os estudantes têm a possibilidade de entrar em contato com outras regras que ampliem sua escala de valores”.



  • Achou um erro?
  • ( 0 ) comentários
  • Tweet
  • Facebook
:: Comentários
Leia também
  • Colégio recebe 1ª obra de Eduardo Kobra em Porto Alegre
  • Inscreva-se! Aulas gratuitas de inglês no mês de fevereiro
  • Participe da primeira edição de 2019 da Revista Farroupilha
  • Diversão no Colégio durante as férias escolares de verão
  • Estudantes participam de TED Ed Clubs no Farroupilha
  •  
Fale Conosco
  • Colégio Farroupilha
  • Rua Carlos Huber, 425 | Três Figueiras
  • CEP 91330-150 | Porto Alegre/RS
  • Telefone: (51)3455.1858
  • ABE de 1858
  • Rua Balduíno Roehrig, 200 | Três Figueiras
  • CEP 91330-140 | Porto Alegre/RS
Trabalhe Conosco
    • Quem somos
    • Apresentação
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Equipe Diretiva
    • Marca Farroupilha
    • Mantenedora | ABE 1858
    • Localização
    • Associações
    • Farroupilha na mídia
    • Alumni Farroupilha
    • Código de Conduta e Convivência
    • Infraestrutura
    • Tour Virtual
    • Diferenciais
    • Segurança
    • Correia Lima
    • Sede Campestre
    • Ensino
    • Educação Infantil
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Ensino Médio
    • Correia Lima
    • Tecnologia Educacional
    • Proposta Pedagógica
    • Marco Referencial
    • Extracurricular
    • Atividades para família
    • Extracurricular para crianças
    • Extracurricular para jovens
    • Serviços
    • Bolsa de Estudos
    • Locação de armários
    • Rematrícula Web
    • Documentos legais
    • Secretaria
    • Financeiro
    • Biblioteca
    • Central de Matrículas
    • Ouvidoria
    • Uniforme Escolar
    • Transporte Escolar
    • Serviços terceirizados
    • Trabalhe Conosco
    • Exames de Cambridge
Mobe Design @ 2014

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php54/root/usr/lib64/php/modules/xsl.so' - /lib64/libxslt.so.1: symbol xmlGenericErrorContext, version LIBXML2_2.4.30 not defined in file libxml2.so.2 with link time reference in Unknown on line 0