Colegio Farroupilha
  • Flickr
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • pt-Br
  • en-US
  • Quem somos
    • Apresentação
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Equipe Diretiva
    • Marca Farroupilha
    • Mantenedora | ABE 1858
    • Localização
    • Associações
    • Farroupilha na mídia
    • Alumni Farroupilha
    • Código de Conduta e Convivência
  • Infraestrutura
    • Tour Virtual
    • Diferenciais
    • Segurança
    • Correia Lima
    • Sede Campestre
  • Ensino
    • Educação Infantil
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Ensino Médio
    • Correia Lima
    • Tecnologia Educacional
    • Proposta Pedagógica
    • Marco Referencial
  • Projetos
    • Cuidar é Básico
    • Sustentabilidade
    • Movimento #daescolapravida
    • Postura nas Redes Sociais
    • Brincando nas Férias
    • Grupo de Relações Internacionais
    • Grupo de Voluntariado
    • Festival de Cinema
    • Olhos para o Mundo
    • Mostras
    • Palco Farroupilha
    • Clube de Ciências
    • Clube de Astronomia
    • O Líder em Mim
    • Programa Miniempresa
    • Grupo de Teatro
    • Da Escola para o Mundo
  • Extracurricular
    • Atividades para família
    • Extracurricular para crianças
    • Extracurricular para jovens
  • Idiomas
    • Alemão
    • Espanhol
    • Cambridge Open Centre - Inglês
  • Serviços
    • Bolsa de Estudos
    • Locação de armários
    • Rematrícula Web
    • Documentos legais
    • Secretaria
    • Financeiro
    • Biblioteca
    • Central de Matrículas
    • Ouvidoria
    • Uniforme Escolar
    • Transporte Escolar
    • Serviços terceirizados
    • Trabalhe Conosco
    • Exames de Cambridge
  • Diferenciais
    • Projeto Mobile
    • Intercâmbios
    • Esportes
    • Turno Integral
    • EsIM
    • Cambridge Open Centre
    • Ambulatório
    • Recreação
    • Laboratórios de Aprendizagem
    • Tecnologia Educacional
    • Segurança
    • Infraestrutura
  • Acesso rápido
    • Intranet
    • Webmail
    • Webmail - Google
    • Portal do Aluno
    • Portal dos Pais
    • Biblioteca
    • Ouvidoria
    • Blog - Laboratório de Matemática
    • Blog - Matemática 6° ano
    • Central de Matrículas
    • Revista Farroupilha
    • Trabalhe Conosco
    • Fale Conosco
news img
 
  • Educação Infantil
  • Anos Iniciais
  • Anos Finais
  • Ensino Médio
  • Correia Lima
  • Tecnologia Educacional
  • 13/Fev/2017
    Semana de Formação prepara docentes para a volta às aulas

    As aulas aqui no Colégio Farroupilha começam na próxima segunda-feira, 20 de fevereiro, mas ao longo de toda essa semana, os professores e colaboradores de outros setores da escola estão se preparando para mais um ano letivo com a Semana de Formação Docente, que foi aberta na manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro, pela diretora pedagógica Marícia Ferri. Veja algumas fotos.

    Marícia recebeu os presentes ressaltando a importância de a visão, a missão e os valores do Colégio estarem presente nas práticas pedagógicas ao longo de todo o ano letivo e provocando reflexões sobre os significados de cada um desses componentes. “O que vem à sua cabeça quando falamos sobre a nossa missão de formar cidadãos competentes? O que é ser referência em educação? O que significa os nossos valores, a disciplina e organização, o empreendedorismo e o bom relacionamento”, questionou a diretora, conversando com o grupo.  “O que eu desejo para 2017 é que a gente possa vivenciar todos esses valores”, sintetizou.

    Após uma retrospectiva dos principais projetos e atividades do Colégio nos últimos cinco anos, bem como de apresentar algumas metas para 2017, a diretora enfatizou a importância de garantirmos, na formação dos estudantes, a criatividade, a autonomia e o empreendedorismo. "O mundo está mudando de forma acelerada e a educação precisa preparar os estudantes para enfrentarem esse universo de incerteza. Criatividade e resiliência devem fazer parte da vida de qualquer sujeito no século XXI" concluiu, desafiando os professores a refletirem sobre seu trabalho.



    Educação que dá certo, com Gabriel Carneiro Costa

    A primeira palestra da Semana de Formação Docente 2017 foi do life coaching Gabriel Carneiro Costa. Iniciada com uma provocação sobre quantos anos cada um dos participantes tem hoje e com que idade gostariam de morrer, Gabriel falou sobre a importância de se pensar no que se quer ser com esse tempo de vida desejado. Trazendo para a realidade da sala de aula, refletiu sobre que professor cada um quer ser.

    Ao abordar os modos de aprendizagem, destacou que o estudante aprende com o que é escutado, visto, mas, sobretudo com o que é sentido, fazendo, ainda, uma relação com as matrizes socioemocionais. “A educação socioemocional é a transparência das relações na sala de aula”, afirmou. Segundo o palestrante, o estudante que se apaixona por uma disciplina, encanta-se antes com um profissional que é apaixonado pelo que faz.



    Gabriel destacou ainda que os estudantes estão em uma fase de projeção, na qual pensam sobre o que querem ser e que cabe também aos professores motivá-los a acharem essa resposta não apenas no aspecto profissional, mas sobre que tipo de pessoa eles querem ser. Destacou ainda que essa pergunta deve ser feita em todas as idades, inclusive, pelos próprios professores. “Você decide a vida que quer perseguir. Mas, a persiga”, incentivou.

    Ao falar sobre projeção, o especialista destacou ainda a importância de se ensinar as crianças e adolescentes a perseguirem seus objetivos. “Se a gente tem um sonho, consegue a chave para ele e chega diante da fechadura, ela se abre. Vamos ensiná-los a irem atrás da chave”, afirmou, e concluiu “Falamos muito sobre deixar um mundo melhor para os nossos filhos e alunos, mas vamos nos preocupar em deixar filhos e alunos melhores para o nosso mundo”.

    Metodologias ativas, com José Moran

    Durante a tarde, o professor Dr. José Moran, da USP, conversou com os professores sobre as metodologias ativas e tecnologias digitais na educação, trocando experiências e destacando algumas iniciativas já adotadas pelo Colégio e outras que podem ser inseridas no cotidiano escolar do Farroupilha.

    Contextualizando as mudanças que resultaram no mudo conectado, online e híbrido que vivemos hoje, o professor defendeu as metodologias ativas como a forma mais adequada para ensinar as crianças nascidas neste contexto, que são estudantes makers, que aprendem fazendo. “Aprendizagem ativa significa mover, perguntar, trocar ideias e não apenas receber”, definiu.



    Ao tratar da escola que os jovens querem, o especialista defendeu maior participação, mais atividades práticas, uso de tecnologias e currículo mais flexível, citando uma pesquisa feita com 132 mil jovens com idade entre 13 e 21 anos. A partir disso, trouxe conceitos das metodologias ativas que ajudam a chegar nesse modelo de escola, tais como o hibridismo da sala de aula com os espaços virtuais; as aulas invertidas, método no qual o professor incentiva o aluno a chegar à aula com os conceitos básicos já vistos, para que aprofundem juntos; a personalização das aulas e o compartilhamento dos conhecimentos.

    Após uma série de exemplos de escolas inspiradoras, Moran trouxe o depoimento de uma professora sobre como motivar os alunos a aprender, destacando a necessidade de conhecer os estudantes, seu histórico, motivações, paixões e expectativas; acolhê-los com afeto, conversando e interessando-se por eles; surpreendê-los, pois aprendemos com aquilo que nos sensibiliza; fazer uso das metodologias ativas; fazer as negociações possíveis, chegando a um consenso; e, valorizar as produções desses estudantes.

    Ao final, o professor abordou ainda a importância de a família estar junto com a escola nesse processo de aprendizagem ativa, incentivando que os estudantes, em casa, deem conta de sua parte para se tornarem protagonistas de sua própria aprendizagem.

    Alinhamento teórico metodológico do Colégio Farroupilha, com Letícia Nunes

    O primeiro dia da Semana de Formação Docente foi encerrado com uma apresentação da coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Letícia Nunes, sobre o alinhamento teórico metodológico do Colégio Farroupilha.

    Em sua fala, Letícia conversou com os professores presentes sobre a geração que está na sala de aula de hoje, abordando as diferenças entre os baby boomers, gerações X, Y e Z (atual), e sobre como a proposta curricular do Farroupilha se encaixa neste contexto.

    “Se temos estudantes que tem eu seu DNA pensar fora da caixa, devemos considerar isso em nossas práticas”, convidou, abordando características do currículo do Farroupilha, tais como a complexidade, a interatividade e o embasamento em competências e habilidades. Ao falar sobre o perfil do aluno, a coordenadora definiu: “Nosso estudante aprende a partir das relações que ele faz com os conhecimentos e com os seus pares, professores e colegas”.



    A Semana de Formação Docente continua até sexta-feira, 17 de fevereiro, trazendo novas palestras e práticas aos professores e colaboradores do Farroupilha.

     

  • Achou um erro?
  • ( 0 ) comentários
  • Tweet
  • Facebook
:: Comentários
Leia também
  • Colégio recebe 1ª obra de Eduardo Kobra em Porto Alegre
  • Inscreva-se! Aulas gratuitas de inglês no mês de fevereiro
  • Participe da primeira edição de 2019 da Revista Farroupilha
  • Diversão no Colégio durante as férias escolares de verão
  • Estudantes participam de TED Ed Clubs no Farroupilha
  •  
Fale Conosco
  • Colégio Farroupilha
  • Rua Carlos Huber, 425 | Três Figueiras
  • CEP 91330-150 | Porto Alegre/RS
  • Telefone: (51)3455.1858
  • ABE de 1858
  • Rua Balduíno Roehrig, 200 | Três Figueiras
  • CEP 91330-140 | Porto Alegre/RS
Trabalhe Conosco
    • Quem somos
    • Apresentação
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Equipe Diretiva
    • Marca Farroupilha
    • Mantenedora | ABE 1858
    • Localização
    • Associações
    • Farroupilha na mídia
    • Alumni Farroupilha
    • Código de Conduta e Convivência
    • Infraestrutura
    • Tour Virtual
    • Diferenciais
    • Segurança
    • Correia Lima
    • Sede Campestre
    • Ensino
    • Educação Infantil
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Ensino Médio
    • Correia Lima
    • Tecnologia Educacional
    • Proposta Pedagógica
    • Marco Referencial
    • Extracurricular
    • Atividades para família
    • Extracurricular para crianças
    • Extracurricular para jovens
    • Serviços
    • Bolsa de Estudos
    • Locação de armários
    • Rematrícula Web
    • Documentos legais
    • Secretaria
    • Financeiro
    • Biblioteca
    • Central de Matrículas
    • Ouvidoria
    • Uniforme Escolar
    • Transporte Escolar
    • Serviços terceirizados
    • Trabalhe Conosco
    • Exames de Cambridge
Mobe Design @ 2014

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php54/root/usr/lib64/php/modules/xsl.so' - /lib64/libxslt.so.1: symbol xmlGenericErrorContext, version LIBXML2_2.4.30 not defined in file libxml2.so.2 with link time reference in Unknown on line 0