Em palestra sobre gestão do conhecimento repleta de convites
à reflexão, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella abriu, na noite de
sexta-feira, 05 de agosto, a edição, comemorativa de 130 anos do Colégio, do
Inteligência Coletiva. Com o ginásio lotado de educadores do Farroupilha e de
outras instituições públicas e privadas, Cortella conduziu o tema a partir de
referências de sua vida e da dos participantes – método por ele defendido para
ser usado por professores em sala de aula.
Ao falar sobre os desafios para a gestão do
conhecimento em um contexto tecnológico, Cortella evidenciou a diferença entre conhecimento
e informação. “Conhecimento é seletivo, informação é cumulativa.”, explicou o
filósofo, destacando que os educadores devem estar atentos à diferença entre os
dois conceitos. “Muita gente diz que estamos vivendo a era do conhecimento, mas
estamos na era da informação acelerada”, afirmou. Ao falar sobre isso, Cortella
destacou a importância de se fazer uma boa gestão do conhecimento para que ela
não se perca neste contexto tecnológico no qual vivemos.
O filósofo apontou ainda características necessárias
ao educador para uma boa gestão do conhecimento na atualidade. “A gestão do
conhecimento exige humildade e paciência”, afirmou. “Humildade pedagógica para
saber que tem coisas que a gente não sabe”, completou.
Trazendo a diferença entre o tradicional e o arcaico,
Cortella citou o Colégio Farroupilha como instituição tradicional e convidou os
presentes a pensarem sobre suas práticas: “O que dirão de nós quando o
Farroupilha completar 160 anos?”, provocou.
Confira o álbum de fotos do evento.
Veja como foram as outras atividades do Inteligência
Coletiva:
Conteúdos e Competências na sala de aula – o que sai e o
que fica?, com Júlio Furtado
Diálogos Contemporâneos: As relações possíveis em
educação - diferentes sujeitos que circulam na escola", com Gabriel
Junqueira e Marcos Villela Pereira
Mediação e interação: pilares da inovação educacional,
com Jussara Hoffmann