Após apresentação do grupo de teatro do Colégio,
dirigida pela professora de Artes Cênicas, Lúcia Panitz, as atividades do
Inteligência Coletiva de sábado, 06 de agosto, foram abertas com a palestra “Conteúdos
e Competências na sala de aula – o que sai e o que fica?”, do consultor em
educação e professor Júlio Furtado. “Somos os professores que os nossos
professores fizeram”, destacou o palestrante, convidando os presentes a
pensarem sobre suas formas de lecionar. Neste ponto, Furtado destacou que os
professores que teve eram conteudistas e tinham como objetivo cumprir o
programa da disciplina. “E você, professor, ensina conteúdos ou desenvolve
competências?”, provocou os participantes.
Ao falar sobre conteúdos e competências, Furtado
diferenciou competências de habilidades. “Habilidade é tudo o que pode ser
treinado, como andar de bicicleta ou falar bem. Já a competência é mais
complexa, e é constituída, entre outros, por várias habilidades. Competência é
a possibilidade de resolver situações-problema”, explicou.
O palestrante definiu quatro requisitos básicos da
competência como sendo a habilidade, o conhecimento, a atitude e a experiência.
Destacou que a avaliação de competências deve ser feita mais de uma vez e não
de apenas uma performance, bem como que cada competência deve ter o seu
critério de avaliação.
Como características da competência, Furtado citou
a pessoalidade – só o ser humano é portador de competência; a contextualidade –
uma pessoa pode ser competente para dar aula e não o ser para dirigir um
veículo; e a multimobilização – que consiste em conseguir mobilizar os quatro
requisitos da competência (habilidade, conhecimento, atitude e experiência).
Furtado destacou ainda cinco competências que o
professor deve possuir para desenvolver competências: mapear o que é relevante;
mediar conflitos de interesse; tecer relações de forma contínua; contar
histórias; e exercer autoridade tolerante. Citando as práticas que saem e que
ficam em sala de aula, o palestrante destacou, entre outras, que as competências
devem ditar os conteúdos e que a avaliação deve ser negociada como pontos
pertinentes às salas de aula atuais, em detrimento da valorização da
memorização, dos conteúdos instrumentais e da avaliação como “emboscada”.
Veja como foram as outras atividades do
Inteligência Coletiva:
Gestão do Conhecimento: um desafio necessário, com Mario
Sergio Cortella
Diálogos Contemporâneos: As relações possíveis em
educação - diferentes sujeitos que circulam na escola", com Gabriel
Junqueira e Marcos Villela Pereira
Mediação e interação: pilares da inovação educacional,
com Jussara Hoffmann
Workshops
movimentam a tarde de sábado
Na tarde do sábado, 11 workshops de práticas
educativas, direcionados à educação básica, aconteceram em diferentes salas do
Colégio, bem como no Memorial e no Auditório da Educação Infantil. As
atividades tiveram como objetivo reforçar novas práticas aos professores em
sala de aula.
Alunos do 5º
ano arrancam aplausos em talk show
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos
Iniciais, que participaram das visitas a instituições como o Asilo Padre
Cacique e a SPAAN como parte das atividades do Movimento #daescolapravida, protagonizaram
de um talk show conduzido pelo
professor de História Eduardo Soares. Os estudantes arrancaram aplausos dos
participantes ao responderem perguntas sobre as experiências que tiveram ao
fazer as visitas. A alegria de ajudar o próximo e a mudança na forma de encarar
a própria vida foram alguns dos aspectos destacados pelos alunos.
Confira as fotos do evento.