
Conceitos básicos sobre fonética e fonologia constituem a base dos jogos criados pelos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Na tarde desta terça-feira, 17 de maio, os grupos apresentaram os trabalhos feitos com a supervisão da professora Aline Rullian Germann Woloski. A partir do compilamento de algumas funções gramaticais do novo acordo ortográfico, os alunos passaram a criar games. A intenção é fazer com que eles compreendam as regras. Decorar a regra pela regra de nada adianta, pois logo eles acabam esquecendo o que foi visto. É preciso entender o processo para que depois a aplicação da regra seja algo natural”, explica Aline.
Através desta proposta, as colegas Bárbara e Maria Clara, do 6C, compreenderam os significados e as diferenças entre fonema e letra. “Tinha muita dificuldade em aprender. Agora, estou afiada”, conta Bárbara. Para a amiga Maria Clara, a atividade também trouxe mais facilidade para a aprendizagem. “Aprender desta forma descontraída foi muito legal. Hoje, eu até ajudo os meus colegas quando eles não conseguem compreender alguma coisa”, destaca Maria Clara.
Atividades relacionadas ao novo acordo ortográfico serão realizadas com os estudantes até o final do ano. Nas próximas etapas, de acordo com a professora Aline, as turmas vão trabalhar conceitos sobre acentuação e depois a revisão das regras.
Clique aqui e confira algumas fotos desta atividade. 