
Curiosidades sobre a água e práticas de consumo desse recurso estão retratadas em forma de cartas, jogos de memória, tabuleiros e quizz, apresentados por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, na manhã desta sexta-feira, 13 de novembro. Com muita criatividade, os sete grupos de estudantes de cada turma cumpriram o desafio de apresentar um jogo e mostrar durante as apresentações realizadas na Sala dos Professores Inquietos parte dos aprendizados absorvidos durante o projeto “Qual a importância da água para o ser humano? Vocês conseguiriam viver sem água?”.
Desenvolvida pelos professores das disciplinas de Matemática, Ciências, História e Geografia, a atividade contou com a participação de Gabrielle, aluna da 2ª série do Ensino Médio, que realizou oficinas com as turmas, nas quais exemplificou através de garrafas pet a quantidade de água usada durante o banho. O consumo de água entre os alunos do 6º ano provocou surpresa entre os docentes. “A grande maioria dos nossos alunos consome o triplo da quantidade diária de água recomendada pela Organização das Nações Unidas que é de até 110 mililitros”, contabilizou a professora de Matemática, Clarissa Ballejo, após analisar os resultados entregues pelos próprios estudantes, que realizaram levantamentos individuais do quanto consomem do recurso para realizarem atividades básicas, como tomar um banho ou escovar os dentes.
“Gostei muito de todos os trabalhos apresentados. Foram muito criativos”, comentou a aluna Maria Antônia, do 6A. Com um tabuleiro em formato de gota, composto por 32 cartas com perguntas de sorte e azar, o jogo apresentado pelo grupo de Antônia continha algumas questões importantes sobre o consumo em escala mundial, como por exemplo, que o Canadá é o país que mais gasta água no mundo. Para as professoras Lícia Klasmann e Carine Bajerski, o projeto foi produtivo. “Plantamos a nossa semente para despertar o consumo consciente desse recurso finito”, disse a professora de História, Carine Bajerksi. “E cada um está fazendo a sua parte”, acrescentou a professora de Ciências, Lícia Klasmann. 