
A partir de um levantamento feito pelo próprio aluno sobre a quantidade diária de água usada por ele para realizar atividades básicas do cotidiano, como tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos e dar descarga no vaso sanitário, a professora de Matemática Clarissa Balejo, em parceria com os professores de Ciências, História e Geografia, deram início ao trabalho “Qual a importância da água para o ser humano? Vocês conseguiriam viver sem água?”. A atividade interdisciplinar está sendo realizada neste último trimestre com as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Na tarde desta quarta-feira, 04 de novembro, os alunos do 6º ano E se reuniram no Laboratório de Química para medir a quantidade média de água desperdiçada quando se deixa uma torneira aberta durante um minuto. “Em média, 100 mililitros de água são jogados fora”, conta a professora Luana Guimarães, do Laboratório de Matemática, ao auxiliar cada grupo da turma.
Além de aprenderem matemática financeira e formas de consumo conscientes de água, os alunos também estão descobrindo nas aulas de História por que o desenvolvimento dos povos se deu próximo a regiões em que havia água; nas de Ciências, o ciclo da água; e nas de Geografia, os recursos, as bacias e a crise hídrica ao redor do mundo. Como desafio final, os grupos vão construir e apresentar um jogo, que pode ser de cartas, em forma de tabuleiro ou quizz, que contenha perguntas relacionadas aos temas abordados nas aulas. As apresentações acontecem no dia 13 de novembro, durante a aula de Ciências, da professora Lícia Klassmann.
Curiosos, os alunos adoram as aulas práticas em Laboratório e os trabalhos complementados em casa. “Quando o professor deixa de ficar só escrevendo no quadro e nos traz para o laboratório, a gente aprende se divertindo. Isso é muito legal porque absorvemos mais conhecimento”, analisa Nicole.
Surpresa com o seu consumo próprio, estimado em 200 litros ao dia de água, a aluna Melissa comenta que a meta para os próximos dias é reduzir a quantidade diária. “Quero ver se consigo diminuir para 110 litros ao dia, que é a quantidade recomendada pela ONU”, explica. Para a colega Valentina, que usa 55 litros diários, o objetivo é outro. “Pretendo fazer com que meus irmãos menores se conscientizem e passem a demorar menos tempo no banho. Assim, baixaremos o consumo lá em casa”, analisa a aluna. 