20/Out/2015
Pequenos exploradores apaixonados pela natureza

A partir de uma conversa sobre a utilidade de bolinhas de argila usadas na base da figueira situada próxima ao prédio da Educação Infantil nasceu o projeto “Por que a árvore está doente”, apresentado na tarde desta terça-feira, 20 de outubro, no X Salão UFRGS Jovem. Ao afirmar que a turma do Nível 3 precisaria explorar melhor essa situação, o aluno Lorenzo deu o estarte para que a professora Raquel Lima e a co-orientadora Paula Teodoro iniciassem uma série de atividades com os pequenos. Os resultados foram mostrados e comentados pelos alunos Miguel, Catarina e Giovana, que junto com a professora Raquel Lima, atenderam aos questionamentos de uma das avaliadoras do evento.
Da iniciativa brotaram várias ideias: visitas ao Memorial do Colégio para saber sobre a vida e a história das três figueiras que deram origem ao bairro, encontros com o professor do Laboratório de Biologia para estudar sobre a relação das idades das pessoas e as idades das árvores, registros fotográficos da figueira estudada, oficinas e até a elaboração de um livro com ilustrações dos próprios alunos, lançado durante a Feira do Livro da escola.
Para a professora Raquel Lima, através dessa iniciativa as crianças têm oportunidades de vivenciarem desafios e vivências necessários à ampliação de descobertas sobre si mesma e o mundo de forma lúdica, promovendo sua autonomia. Marjorie Azevedo, mãe da aluna Catarina, concorda com a professora. “Depois dessa experiência, percebi que a Catarina está colocando em prática o que aprendeu sobre sustentabilidade, a importância de economizar recursos naturais, de fazer a separação do lixo e de ajudar no cultivo dos temperinhos que mantemos em casa”.
