
O paladar pode ser influenciado pela cor? A hidratação pode afetar o desenvolvimento de uma planta? O veneno de cobra tem ação antibiótica? Um xampu feito à base de produtos naturais pode resolver problemas capilares? O sono interfere no cotidiano das pessoas? É possível sensibilizar as pessoas para a importância de uma alimentação saudável e para a prática de exercícios?
As respostas para esses questionamentos foram apresentadas por alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental no X Salão UFRGS Jovem. Durante a manhã desta terça-feira, 20 de outubro, os grupos apresentaram pesquisas científicas às bancas examinadoras e ao público do evento, realizado no Campus do Vale. Marcelo Porto, pai da aluna Gabriela, do 6C, era um desses visitantes. “A experiência de eles poderem enxergar uma teoria e tentar prová-la ou não é um excelente exercício para abrirem a mente e absorverem novos conhecimentos”, analisou.
O interesse em realizar pesquisas sobre as temáticas escolhidas parte de uma necessidade apresentada ou de uma observação constatada pelos próprios alunos. “Sentimos muito sono pela manhã e gostaríamos de ver o que aconteceria com o nosso corpo se ficássemos uma noite sem dormir”, contou Gustavo, do 7E, que ao lado de outros dois colegas passou uma noite em claro. “O cansaço foi tanto que não consegui nem almoçar”, relembrou Lucas L.
Para a estudante Juliana, desenvolver pesquisas é a chave para a solução dos problemas da sociedade. “Quando as pessoas se interessam, elas se envolvem e dão o melhor de si. Isso contribui para a sua própria formação, pois acumula conhecimentos que o acompanham pelo resto da vida, e para o benefício da coletividade”, explicou uma das autoras da pesquisa “Como o sono interfere nas atividades cotidianas”.
Acompanhe as pesquisas apresentadas pelos grupos do 6º ano:
- Xampu multiutilitário (6A)
Objetivo: tentar resolver problemas capilares, oferecendo um produto com ingredientes de qualidade, deixando os cabelos mais saudáveis de um modo realmente eficiente.
Conclusão: é possível fabricar um xampu com rápida eficiência, tendo em sua base 80% de produtos naturais e com poucos elementos químicos.
- Hidratação de Plantas (6C)
Objetivo: verificar se o desenvolvimento de uma planta pode ser prejudicado pela presença de certas substâncias em sua hidratação.
Conclusão: exemplares de girassol que receberam água do Guaíba, água clorificada e composto de água mais sal tiveram os seus desenvolvimentos comprometidos.
- A influências das cores no paladar (6D)
Objetivo: verificar se as pessoas associam cor ao sabor
Conclusão: a cor influencia no paladar de forma diferente e está associada à idade dos indivíduos.
- Resistência de bactérias ao veneno de cobra (7C)
Objetivo: analisar a ação do veneno de cobra Bothrops alternatus, popularmente conhecida como “cruzeira” em uma cultura de bactérias.
Conclusão: a toxina não apresentou ação antibiótica. Provavelmente, o veneno de cobra não foi absorvido pelas bactérias porque as mesmas apresentam um envoltório resistente chamado de parede celular.
- Vida saudável (7B)
Objetivo: sensibilizar pessoas para a importância de uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios
Conclusão: crianças se alimentam melhor por influência dos pais. Adultos apresentaram grande variação. Constatou-se que entre os 13 e 14 anos é a faixa etária que mais apresentou deficiências em relação aos hábitos alimentares e à prática de exercícios.
- Como o sono interfere nas atividades cotidianas (7E)
Objetivo: analisar como a falta de sono pode interferir no cotidiano das pessoas, avaliando aspectos mentais, motores, físicos e emocionais do ser humano.
Conclusão: após um curto período de sono, em apenas uma noite, não se observou significativos efeitos pela manhã, porém no decorrer do dia apareceram sinais de cansaço, principalmente após o turno da tarde.