
Uma experiência de vida em língua inglesa que vão levar para o resto de suas vidas. Essa foi a leitura que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental fizeram da primeira videoconferência que participaram com um entrevistado de fora do Brasil. Conor Daly, manager on the Future Station Programme at Transport for London, conversou com a turma na tarde desta terça-feira, dia 07 de outubro. Considerado o metrô mais antigo do mundo, o de Londres foi escolhido pela turma pelo encantamento e pela curiosidade que desperta entre os alunos. A capital da Inglaterra e do Reino Unido é objeto de estudo da turma desde maio, quando os professores das disciplinas de artes, ciências, filosofia, matemática e língua inglesa começaram a trabalhar em conjunto uma série de aspectos, como a cultura, saúde, educação, meios de transportes e família real, entre outros.
“Foi maravilhoso porque ampliamos o nosso inglês e conversamos com uma pessoa que está do outro lado do mundo”, disse Lucas. No primeiro bloco da entrevista, Conor respondeu perguntas sobre o funcionamento do metrô de Londres e sobre algumas mudanças que pretende implantar para melhorar esse sistema de transporte, considerado o mais rápido. Na segunda parte, os alunos realizaram perguntas espontâneas. “Fui uma vez no metrô de Londres, mas não cheguei a entrar porque estava muito lotado. Essa experiência cultural foi fantástica porque fiquei conhecendo mais sobre um lugar que acho sensacional”, contou Eduardo.
Para as professoras de Língua Inglesa, Cristina Fontanella e Renata Fernandes, a atividade aproximou os alunos da realidade do mercado de trabalho. “As videoconferências serão as formas de trabalho que os nossos alunos usarão no futuro e que conseguimos oferecer hoje, quando eles têm apenas 12 anos”, analisou Cristina. A gerente do Centro de Cambridge no Farroupilha vai mais além. “Essa turma demonstrou uma interação fantástica com a Língua inglesa como instrumento para comunicação e para a aquisição de conhecimento”, concluiu Luciana.