Estudantes engajados, proativos e que saem em busca de conhecimento com foco em seus objetivos de aprendizagem. Prática inovadora, que todos os dias impõem novos desafios e métodos à proposta pedagógica praticada pelo Colégio Farroupilha, a Aprendizagem Ativa é o tema da edição nº 118 da Revista Farroupilha.
Através do processo de ensino-aprendizagem baseado em experiências, a educação ganha novos e reais sentidos. Os alunos são estimulados a saírem em busca de soluções para situações-problema que podem acompanhá-los pelo resto de suas vidas, aprendem a fazer uma leitura diferente e crítica do mundo e passam a compreendê-lo em seus variados contextos. Esse novo cenário traz aulas mais interessantes e prazerosas, nas quais o professor sente-se mais motivado, com maior reconhecimento do seu trabalho uma vez que passa a conhecer melhor os seus alunos e tem ampliada a sua capacidade de interação com o grupo. Ao perceberem a proatividade e a evolução dos filhos na aquisição da aprendizagem, os pais sentem-se orgulhosos de fazerem parte desse processo de construção de múltiplos aprendizados liderados por crianças e jovens.
Além de cases sobre Aprendizagem Ativa, a publicação traz uma entrevista exclusiva com o professor Ricardo Gudwin, um dos pioneiros especialistas no país sobre essa técnica inovadora. Membro do Board of Governors do Semiotics Evolution Energy (SEE) Virtual Institute, em Toronto, Canadá, Gudwin enfatiza que essa prática se consolida de forma mais perene na memória do aluno, uma vez que o cérebro do estudante atribui importância e relevância ao conhecimento gerado pelo esforço.
Ficou curioso para saber mais sobre Aprendizagem Ativa? Acesse aqui e confira, na íntegra, a edição de Julho a Setembro da Revista Farroupilha.