07/Jul/2015
História do Memorial em formato de e-book

Momentos que marcaram a trajetória do Memorial do Colégio Farroupilha foram compartilhados com a turma do 3º ano E do Ensino Fundamental durante a tarde desta terça-feira, 07 de julho, na XXX Feira do Livro. Alice Jacques, responsável pelo espaço, foi quem teve a ideia de usar o Ipad como ferramenta. O ex-aluno e escritor Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu, também participou do projeto, elaborando as ilustrações que deram vida ao projeto "Em busca das memórias do Colégio".
“Queríamos dar um novo olhar à história da instituição com a utilização da tecnologia e, ao mesmo tempo, explorar um aspecto literário para ser trabalhado com os alunos”, conta Alice ao comentar que essa foi a primeira vez que o e-book foi usado desde o seu lançamento em março passado, quando a escola comemorou 129 anos.
Para as novas alunas Maria Fernanda M. e Maria Eduarda, esse novo jeito de contar uma história da qual elas não conheciam ficou muito interessante. “Dá para gente aprender mais sobreo passado da escola”, disse Eduarda. Encantada com o Memorial, Fernanda se surpreendeu com a organização do local. “Aqui, temos a oportunidade de tocar nos objetos e observar roupas e material escolar usados em várias épocas”, comentou. Ao término da atividade, os alunos desenharam a parte da história da instituição que mais gostaram. “Estou fazendo a Escola de Meninos e a Escola de Meninas que ficavam no centro da cidade. Devia ser muito legal estudar naquela época”, confidenciou Fernanda.