06/Jul/2015
Originalidade nas fotonovelas criadas por alunos-autores

Histórias da vida real, repletas de muita criatividade e originalidade, foram criadas em poucos minutos pela turma do 5º ano F do Ensino Fundamental durante o workshop Arte Digital: criação de quadrinhos, realizado no dia 06 de julho, durante a XXX Feira do Livro. Para produzirem as fotonovelas, a equipe da Tecnologia Educacional apresentou aos alunos uma ferramenta nova de apoio, que trabalha várias habilidades socioemocionais ao mesmo tempo: o App Halftone 2.
A partir de fotos registradas pelos estudantes, o aplicativo permite a inserção de vários tipos de balões usados em histórias em quadrinhos, em que cada um tem uma função específica, que traduz o que o personagem está dizendo, como:
- Balão de fala: com formato oval e um rabicho indicando aonde o som está saindo, mostra o que um personagem está falando;
- Balão grito: balão com várias pontas, indicando que o personagem está gritando;
- Balão pensamento: tem o formato de nuvens, é usado para demonstrar o que o personagem está pensando;
- Balão narrador: geralmente com formato retangular, é utilizado para fornecer dados extras à história, como onde e quando a história se passa.
Uma cena que pode acontecer em qualquer escola foi retratada na história do grupo de alunos formado por Júlia M., Carina, Arthur, Victor e Mariana P. Na fotonovela, o coordenador de nível de ensino flagra três alunas tentando alterar as suas notas em um computador. Ao tomar conhecimento do fato, o diretor da escola toma a decisão de baixar as notas das três estudantes. "Foi a punição que elas receberam para que os outros colegas percebam o quanto essa atitude pode prejudicar o grupo”, explicou Arthur, o aluno que interpretou o papel de diretor.