11/Jun/2015
Alunos-agentes de prevenção e combate à dengue

Desde a tarde desta quinta-feira, 11 de junho, a Educação Infantil conta com novos agentes de prevenção e combate à dengue: os alunos do Nível 5C. A ideia de mobilizar e conscientizar os colegas de outras turmas surgiu após a visita das mães e médicas Daniele Fricke e Fabiana Bandeira. Durante a conversa com as especialistas, os alunos receberam orientações sobre o que é a dengue, o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti - transmissor da doença -, os sintomas e as formas de prevenção e de combate ao mosquito que podem ser adotadas tanto no colégio quanto em casa.
“Quando o mosquito encontra água parada, ele coloca os ovinhos e começa o ciclo de vida dele em forma de larva, pupa e de mosquito adulto. Tudo isso acontece em nove dias”, explicou Daniele, mãe de Rafael. Para facilitar a compreensão dos pequenos, Fabiana simulou os sintomas da doença. “Estou com febre alta, dor de cabeça, dor no olho e no corpo. Acho que estou com dengue”, encenou a mãe de Laura. “O mosquito é mais rápido que a gente. Já tive febre mil vezes e não era dengue”, alertou Rafael.
Desenhos com vírus do Aedes egypti para recortar e fôlderes com dicas de prevenção e combate foram distribuídas pelas médicas. “Vamos realizar várias atividades e nos preparar para visitar as outras turmas”, disse a professora Cátia Mata ao comentar que a visita das mães integrou o projeto “Insetos Voadores”, desenvolvido desde o início do ano letivo.