
A partir da composição de um canto de pesquisa, composto por pedras trazidas pelos alunos do Nível 5F da Educação Infantil, a turma iniciou um estudo sobre a formação de rochas sob a orientação do professor de Biologia, Christian Sperb. A atividade integra o projeto “O mistério das Pedras”, proposto pela professora Andréa Lorenz para os meses de abril e maio.
Durante visita ao Laboratório de Biologia, realizada na tarde de 07 de maio, os pequenos aprenderam, através da observação e do toque, a diferença entre rocha e mineral. “Eu gosto de ouvir as histórias contadas pelas rochas. Vocês sabem o que é uma rocha vulcância”, perguntou o professor Christian ao explicar para a turma que a formação das rochas ocorreu há milhões de anos e que elas são formadas por um ou mais minerais agrupados. “São aquelas que vêm do vulcão”, respondeu Davi.
Com formas, texturas, dureza, opacidade, brilho e cor variados, os minerais aguçaram a curiosidade dos alunos. “Eu tenho um projeto sobre ametista”, contou orgulhoso o pequeno Enrico. Através da explicação do professor, a colega Valentina ficou sabendo que a “rocha” brilhante com tons de violeta trazida de casa por ela na verdade é uma variedade de mineral do quartzo chamada ametista, considerada pedra preciosa.