29/Abr/2015
Aprendendo sobre a vida dos insetos voadores

Como vivem e o papel dos insetos voadores na natureza foram os temas abordados pelo professor de Biologia, Christian Sperb, durante a primeira visita feita ao Laboratório de Biologia pelos alunos do Nível 5C da Educação Infantil. Cascudos, baratas d’água, borboletas e abelhas foram alguns dos pequenos animais invertebrados tocados e observados pela turma.
Curiosidades sobre a procriação e a vida dos insetos foram repassados aos pequenos. “Vocês sabem como as baratas d’água protegem os seus ovos?, questionou Christian. “Elas os colocam em cima das costas dos machos”, respondeu aos curiosos alunos.
Os estudantes também foram informados de como o mel é produzido pelas abelhas e de como as vespas constroem a sua colmeia. “A casa é construída com a cera produzida pelas patinhas das vespas. Ela tem pontos pontiagudos para evitar que a colmeia esquente demais quando toma sol”, explicou. Quando o professor contou como o mel é feito os alunos ficaram surpresos. “As flores foram feitas para chamar a atenção das abelhas através do cheirinho que elas têm chamado de néctar. O mel é produzido quando as abelhas vomitam esse néctar”, explicou o professor. “Eca”, murmurou boa parte da turma. “Então quer dizer que nós comemos um tipo de vômito que faz bem para a saúde”, concluiu Luiza Vares.