
Com apenas 10 anos, Kylee Majkowski (à direita) mostra ao mundo que uma criança é capaz de criar algo próprio. Co-fundadora e CEO da Tomorrow’s Lemonade Stand (TLS), uma comunidade de mini-empreendedores que promove e incentiva há três anos o espírito de empreendedorismo em meninos e meninas em todo o mundo, Kylee falou sobre empreendedorismo aos alunos do Colégio Farroupilha, na manhã desta segunda-feira, 13 de abril. Recepcionada pelo Coordenador do Ensino Médio, Rubem Corso, pela Diretora Pedagógica, Marícia Ferri, e pela Gerente de Cambridge, Luciane Calcara, a jovem empreendedora chegou à escola acompanhada por sua mãe Amanda Antico e por uma comitiva do Instituto de Estudos Empresariais, entidade integrada pelo ex-aluno Leonardo Costa e que é responsável pela organização do Fórum da Liberdade, evento do qual Kylee é uma das palestrantes convidadas, com apresentação marcada para esta terça-feira. Porto Alegre é a primeira cidade brasileira a receber a visita da jovem empreendedora.
Durante o encontro na sala 19 com alunos do Ensino Médio e com as turmas do 4º e 7º anos do Ensino Fundamental, Kylee apresentou a Tomorrow’s Lemonade Stand, fundada por ela quando tinha 7 anos, quando deparou-se com uma série de dificuldades surgidas a partir da ideia de montar um estande para comercializar limonada na escola. A principal missão da TLS, de acordo com a co-fundadora, é capacitar crianças e jovens para se tornarem mais confiantes, independentes e capazes no mundo dos negócios. “Nosso foco de trabalho é inspirar e provocar a criatividade, a tomada de riscos, a empatia e ajudar as nossas crianças a encontrarem a sua paixão em um mundo em constante evolução. Queremos que elas percebam a importância de ‘pensar fora da caixa’. Assim, aprenderão a conhecerem-se a si mesmas e a construírem a vida que elas querem”, disse ao comentar que as atividades realizadas pela TLS são voltadas para o público de 7 a 12 anos.
Para participar do projeto, as crianças precisam se organizar em grupo e entrar em contato, via website, com a empresa. Ao ingressarem na plataforma on-line, os líderes de cada grupo participam de programas, com duração de dois anos, nos quais recebem instruções básicas sobre empreendedorismo e orientações sobre como abrir o próprio negócio. “A TLS funciona como uma mini Junior Achievement”, sintetiza Amanda, mãe de Kylee.