O uso da tecnologia vem auxiliando as turmas do 1º e 4º anos
do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no aprendizado de Matemática. O resultado
deste projeto, fruto da parceria com o setor de Tecnologia Educacional (TE),
foi apresentado na tarde de sexta-feira, 14 de novembro, na PUCRS, durante o
SBGames Kids & Teens, evento para crianças e adolescentes que acontece
juntamente com o SBGames, o maior e mais importante evento da América Latina na
área de games e entretenimento digital. A ideia é compreender os usos e as
possibilidades educacionais dos jogos e a potencialidade da gamificação nos
processos de ensino e de aprendizagem.
Com dois projetos selecionados “Jogos divertidos nas aulas
de Matemática” e “Matemática divertida no Manga High”, o Farroupilha foi
representado no evento pela turma 4C. Na sala de aula, os estudantes do 1º ano
trabalharam nos tablets com os aplicativos “Math Zumbi” e “Math Envolve”. Já as
turmas do 4º ano utilizaram o jogo online Manga High para fixar os conteúdos
de números decimais. “É bem legal quando podemos misturar algo que gostamos
muito, que são os games, com a matemática, porque ajuda a fixar o conteúdo. E
faz com que a gente goste de matemática”, disse Pedro Henrique. “A gente consegue
se focar mais na disciplina quando fazemos algo que gostamos”, completou a
colega Gabriela.