Mente e cérebro, alma e corpo, razão e emoção. Esses contrapontos essenciais para o processo de ensino-aprendizagem, valorizados na proposta pedagógica do Colégio Farroupilha, são abordados na edição de setembro/outubro da Revista Farroupilha. Na matéria especial, um dos mais conceituados estudiosos do cérebro humano, o médico e neurocientista português António Damásio, explica que os sentimentos atuam como sentinelas e motivadores da mente, abrindo espaço para a aprendizagem. A construção do raciocínio, conforme o especialista, está ligada às emoções e aos sentimentos, que são extremamente importantes na forma como guiam o pensamento e o comportamento.
Diante de uma rotina cada vez mais atribulada e repleta de estímulos externos, o pesquisador faz um alerta: o homem está comprometendo a sua capacidade de memória. “É preciso que as pessoas compreendam que, para absorver um problema, para ter a ideia dele e poder imaginar soluções, é preciso ter atenção contínua. A atenção não pode ser constantemente interrompida por ruídos ou bombardeios de informações como vemos hoje em todos os lugares. Para haver memória, é necessário que haja atenção, e a memória só funciona bem quando não há interrupções”, alerta o Diretor do Instituto do Cérebro e da Criatividade da University of Southern California e autor de vários livros.
A promoção de um espaço de aprendizagem que alie competências socioemocionais com habilidades cognitivas em todos os níveis de ensino está presente nas 54 páginas da publicação. Confira a nova edição abaixo: