Recadinhos com temas inusitados, espalhados pela escadaria que dá acesso ao 2º andar do Colégio, indicavam a diversidade de trabalhos da VIII Mostra do Conhecimento dos Anos Finais, realizada na manhã de 04 de outubro, em paralelo ao Farroupilha Day. Em cada sala de aula e no corredor, vários temas diferentes eram apresentados pelos alunos.
Na sala 214, por exemplo, um vídeo mostrava como aliar criatividade e tecnologia através das histórias em quadrinhos. No mesmo espaço, o público podia conferir cartazes das peças adaptadas do livro “Festa de Criança”, de Luis Fernando Veríssimo, em que o autor procura construir nesta obra uma alegoria híbrida de mitologia, humor e mistério.
Intrigados em descobrir qual é a melhor forma para aprender, um grupo do 7º ano realizou, durante um mês, uma pesquisa utilizando método científico e aplicada entre os próprios colegas. A análise apontou que ler e prestar atenção à aula foi a forma escolhida pela maioria dos entrevistados. “Descobrimos que desta forma, os alunos se concentram mais e entendem melhor o conteúdo”, diz Maria Antônia, uma das idealizadoras da pesquisa.
Para a família Jerke, as pesquisas realizadas no Colégio trazem benefícios para a saúde de Rafaela, aluna do 6º ano, que há três anos foi diagnosticada com diabetes. “Nossa filha participou recentemente de um trabalho no qual os colegas avaliavam a taxa de glicemia dela antes e após a ingestão de um chá”, contou a mãe Gabriela. Acompanhar o desenvolvimento dos filhos e agregar conhecimentos são, na avaliação de César, os principais benefícios da Mostra do Conhecimento. “Estou satisfeito porque minha filha realizou vários trabalhos e tenho certeza de que aprendeu muito com eles”, sintetiza o pai de Rafaela.