Projetos e experiências na área de Tecnologia Educacional vivenciados pela comunidade escolar do Colégio Farroupilha foram compartilhados pela Diretora Pedagógica, Marícia Ferri, e pela Supervisora de Tecnologia Educacional, Débora Valletta, com a professora Leonor Barroca, da Open University, tradicional instituição de ensino superior situada na Inglaterra pioneira em ensino à distância. Durante a visita, realizada na tarde de 16 de agosto, Débora explicou à docente o trabalho de formação e capacitação dos professores do Farroupilha, realizado gradativamente pela instituição desde o ano passado.
A implantação do Moodle, software livre de apoio à aprendizagem, executado em ambiente virtual, que está sendo usado inicialmente com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e que conta com a colaboração das famílias para a realização de atividades propostas em sala de aula, e o aplicativo Mobile, lançado em fase experimental para as turmas da 8ª série do Ensino Fundamental, onde os pais podem acompanhar, via celular, a rotina escolar dos filhos, foram apresentados à especialista. “Estamos trabalhando com projetos-piloto flipped classroom (sala de aula invertida), método que inverte a lógica de organização da sala de aula. Com ela, os estudantes aprendem o conteúdo em suas próprias casas, com o auxílio dos pais, e o professor atua como mediador, esclarecendo dúvidas, aprofundando um tema ou estimulando discussões. Isso faz com que a aprendizagem seja mais colaborativa e ao mesmo inovadora”, afirma Débora.
Com experiência na área acadêmica, Leonor falou sobre a importância das universidades estabelecerem parcerias com as escolas para melhor estruturar o ensino de informática para os alunos do Ensino Médio. “De nada adianta a tecnologia por tecnologia se não houver um objetivo pedagógico”, disse a professora da Open University ao elogiar o trabalho desenvolvido pelo Farroupilha. A especialista aproveitou a vinda a Porto Alegre, onde realizada esta semana palestras na PUC, para visitar a instituição.